A filantropia de risco e investimento social na Europa

A European Venture Philanthropy Association divulgou agora no fim do ano um relatório bem interessante sobre filantropia de risco e investimento social na Europa em 2015/2016. O InovaSocial decidiu produzir um breve resumo e você confere abaixo.

Logo de início já temos uma boa notícia. O apoio às organizações com propósito social continua crescendo na Europa e superaram os €6.5 bilhões de investimento. Ainda de acordo com o relatório, dois terços das organizações de filantropia de risco europeias (VPOs, em inglês) entrevistadas consideram o retorno social mais importante do que o retorno financeiro, enquanto o restante considera ambos igualmente importantes.

Quando o assunto é estratégia de investimento, as VPOs europeias focaram seus esforços nos países em que atuam (cerca de 64% dos investimentos foram para esta região). Já África e América Latina foram as duas regiões que mais receberam suporte, respectivamente, 14% e 10%. América do Norte e Oceania receberam 1% ou menos dos investimentos. Um detalhe que chama atenção são as áreas de investimento. Desenvolvimento econômico e social, e inclusão financeira encabeçaram a lista de setores com mais investimento e as crianças e jovens foram os beneficiários mais focados. Algo bem semelhante ao que vimos nos textos sobre inovação social, microfinanciamento e ações na África (Parte 1 e Parte 2).

Você pode acessar o relatório completo neste link

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Olá! Seja bem-vindo ao inovaSocial. Para não perder as nossas próximas novidades e receber conteúdo exclusivo, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail
Fique tranquilo, nós nunca enviaremos spam