Sustentabilidade na prática: Conheça o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Foi-se o tempo em que a sustentabilidade era um assunto considerado “chato” e de interesse de poucos. A medida que o mundo avança, hoje, a impressão que fica é de que a sustentabilidade deve ser uma peça de extrema importância em qualquer negócio.

Práticas como coleta seletiva, incentivos sobre economia de água e consumo conscientes de produtos compostos por determinados materiais (como a troca de descartáveis por utensílios de vidro, por exemplo) não são mais o diferencial, isso é o básico. E então, se minha empresa quer ter um impacto sustentável real, por onde começar?

Pensando em fornecer essas soluções para o empreendedor brasileiro, surgiu o Centro Sebrae de Sustentabilidade, a unidade de referência nacional do Sebrae, que atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios. A partir dessa iniciativa, o Sebrae mapeia inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formula conteúdos exclusivos e mostra aos empresários que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.

O conteúdo pode ser acessado gratuitamente (basta clicar aqui) e um dos pontos mais interessantes é o fato de que ele é desenvolvido considerando as diferentes realidades dos empresários brasileiros: setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em inúmeras ações e publicações segmentadas que podem ser usadas por empreendedores de diversos setores.

E como esse conteúdo pode ser divulgado Por vídeo? Por texto? Sim, tudo isso é muito válido e pode ser acessado no próprio site do projeto, onde você pode aprender com dicas rápidas, conversas entre especialistas e cases.

Mas que tal pensar em algo um pouco maior? Algo como… Um prédio.

Como falamos, a sustentabilidade vai muito além da coleta seletiva e do uso consciente de recursos básicos, uma empresa sustentável de verdade leva esse conceito para a sua realidade como o ar que enche seus pulmões, o sangue que corre por suas veias. É algo natural e essencial. O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá (MT), é considerado pela Building Research Establishment o prédio em uso mais sustentável da América Latina e, sem dúvidas pode ser considerado um dos conteúdos produzidos para ensinar e inspirar empreendedores.

“Muito mais importante do que o mundo dos negócios é a vida do ser humano neste planeta. Nós estamos ajudando as empresas, os negócios e os seres humanos a fazerem maiores reflexões sobre todos os recursos naturais existentes,” diz José Guilherme Ribeiro, Diretor-Superintendente do Sebrae em Mato Grosso.

centro-sebrae-sustentabilidade-inovasocial-02

Com uma arquitetura inspirada nas habitações da tribo Yawalapiti, que habita o Xingu, a edificação foi desenvolvida para ser um verdadeiro laboratório vivo de práticas sustentáveis. A construção do prédio foi composta por materiais de baixo impacto ambiental, além de contar com um projeto arquitetônico que procurou interferir minimamente na natureza à sua volta – preservando a biodiversidade original do local.

Durante seu funcionamento diário, o prédio é capaz de armazenar água da chuva para reuso, além de ter sido projetado para receber o máximo de iluminação natural durante todo o dia, ao mesmo tempo que produz 100% da energia elétrica que ele consome, por meio de sua própria usina solar fotovoltaica – que também produz quase metade da energia usada na sede do Sebrae Mato Grosso, em um projeto que serve como referência para pequenos negócios. Para entender exatamente tudo isso o que contamos aqui, assista ao vídeo ao final do texto.

Então, caso você seja um empreendedor que está buscando formas de ter um negócio de impacto sustentável, vale a pena inserir no roteiro de sua próxima viagem de negócios uma visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade. Mas, caso você tenha ficado curioso, mas não seja da região e uma viagem para Cuiabá ainda não esteja em seus planos recentes, ainda é possível conhecer o Centro Sebrae de Sustentabilidade por meio de um Tour Virtual. Basta clicar aqui.

E, nesse meio-tempo, você ainda pode acessar e aprender como todo o conteúdo gratuito disponibilizado para empresas no próprio site do projeto. Inovação e sustentabilidade são assuntos que caminham juntos e certamente sempre há algo novo para ser usado como objeto de estudo e inspiração, a um “play” de distância. Para acessar essa vasta biblioteca de conteúdo, clique aqui.

Centro Sebrae de Sustentabilidade
R. Cinco, 144 – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT
Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 07:30 às 17:30

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail