Acampamento nas Ilhas Seychelles ensina na prática sobre conservação da natureza

conservation-boot-camp-ilha-island-cousin-seychelles-inovasocial-01

A Ilha de Cousin, que pertence ao arquipélago de Seychelles no Oceano Índico, oferece uma experiência muito diferente aos viajantes interessados em ecoturismo. O local tem um acampamento que ensina sobre conservação da natureza chamado Conservation Boot Camp. Ele é um programa para qualquer pessoa que queira ter uma experiência de conservação em uma ilha tropical paradisíaca. Os grupos são composto por seis ou sete pessoas que participam do acampamento por duas ou por quatro semanas.

A apenas 2Km da Ilha de Praslin, uma das principais do país, Cousin é uma reserva tanto terrestre quanto marítima. No final da década de 1960, a ilha foi eleita uma reserva natural para proteger as últimas populações de pássaros quase extintos. A ilha chama a atenção de cientistas, jornalistas e profissionais envolvidos com ecoturismo e já recebeu prêmios devido ao trabalho desenvolvido com turismo responsável.

conservation-boot-camp-ilha-island-cousin-seychelles-inovasocial-03

Apesar de sua área pequena, a ilha abriga uma enorme biodiversidade. Antigamente, o local era uma plantação de cocos. Sua vegetação foi restaurada com sucesso depois de 30 anos de trabalho. Cinco espécies de pássaros endêmicos de Seychelles são encontradas ali, além de tartarugas de pente (a ilha tem o mais longo programa de monitoramento dessas tartarugas, desde 1972), répteis, jabutis, pássaros marinhos e uma rica vida submarina. Como exemplo dos esforços de conservação, em 1968 haviam apenas 26 pássaros Seychelles Warbler no mundo, na Ilha de Cousin. Hoje este número aumentou para 3000 pássaros espalhados por cinco ilhas.

Os participantes do programa aprendem na prática com os pesquisadores. A agenda inclui cursos de preservação de diversas espécies de animais e plantas. Eles são treinados em técnicas de monitoramento, se envolvem em atividades de eco-orientação e ecoturismo, interagem com pesquisadores e com o pessoal local, convivem com espécies de animais raras, conhecem uma nova cultura e pessoas do mundo todo, entre muitas outras experiências. Eles também têm a oportunidade de interagir ou até mesmo guiar um grupo de turistas que esteja visitando a ilha.

conservation-boot-camp-ilha-island-cousin-seychelles-inovasocial-02

Há ainda outros projetos menores que podem ser desenvolvidos pelos participantes que contribuem para a gestão da ilha, relacionados ao desperdício de lixo, consumo de energia, facilidades logísticas, entre outros. Também há momentos de diversão e relaxamento para desfrutar o local paradisíaco. A taxa de participação do acampamento inclui acomodação, transfer do Aeroporto da Ilha de Praslin, supervisão, treinamento e equipamentos.

Clique aqui para mais informações sobre o acampamento. Para saber mais sobre Seychelles, acesse VisiteSeychelles.com.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail