30 Under 30: Conheça os jovens empreendedores sociais que integram a lista da Forbes

A Forbes divulgou ontem sua lista anual “30 Under 30” (que pode ser traduzido como “30 Abaixo dos 30”), com um grupo de 600 jovens empreendedores, tomadores de decisões e agentes de mudança que estão redefinindo o que significa inovar e liderar pelo exemplo. Mais de 15.000 inscrições online foram recebidas. E um ponto interessante é que quase metade (48%) desses jovens se identificam como imigrantes ou são filhos de imigrantes. A lista de 2020 conta com 30 nomes em cada uma de suas 20 categorias.

Uma dessas categorias é a de Empreendedores Sociais, que tem como destaque Alyson Friedensohn, que tem 29 anos e é cofundadora da Modern Health, uma startup focada em saúde mental, que oferece avaliações psicológicas, sessões de terapia remota, treinamento de carreira e meditação guiada e tem empresas como a Pixar em sua lista de clientes.

“Estamos construindo uma marca que ajuda a remover o estigma em torno da terapia”, disse Alyson à Forbes. “Estamos transformando a saúde mental em algo legal.”

A categoria de empreendedores sociais também conta com os fundadores da Esusu, uma plataforma de tecnologia financeira – Samir Goel, de 25 anos, e Wemimo Abbey, de 27 –, que ajuda as pessoas a economizarem dinheiro e obterem crédito. No início deste ano, a Esusu lançou uma plataforma por assinatura, que concede crédito aos locatários para pagamentos mensais, um benefício historicamente reservado para os proprietários. A Esusu já atendeu mais de 30.000 pessoas desde o seu lançamento em 2016, economizando mais de US$ 20 milhões em taxas de juros.

Já o projeto de Abhi Ramesh, de 27 anos, consiste em quebrar o ciclo de desperdício de alimentos, ajudando produtos “feios” que provavelmente seriam jogados fora a encontrar “um lar”. O Misfits Market é um serviço de assinatura que entrega frutas e vegetais “feios”, mas perfeitamente comestíveis, para consumidores em diversos pontos dos EUA. Em seu primeiro ano de atividades, a empresa ajudou a resgatar mais de 4 mil toneladas de alimentos. Além disso, muitos desses alimentos foram doados para escolas, estudantes universitários e hospitais.

Outra história de destaque é a de Nicole Tinson, que tem 29 anos, e, em 2017, fundou a HBCU 20×20, uma organização que conecta estudantes e graduados nas Universidades e Instituições Comunitárias de Ensino Superior Historicamente Negras (HBCU) a empregos e estágios. As HBCU consistem em uma associação de instituições criadas nos Estados Unidos, antes de 1964, com a missão histórica e contemporânea de educar negros, sendo abertas a indivíduos de todas as etnias. Estas instituições destacam-se pelo ambiente universitário acolhedor e de excelência acadêmica, assim como por seu legado único para as necessidades específicas da população afro-americana. A HBCU 20×20 alocou mais de 750 estudantes e graduados em oportunidades de carreira e tem parceria com 43 empresas, incluindo AT&T, Accenture, Intel, SpaceX, REVOLT e Uber.

Clique aqui para conhecer todos os 30 empreendedores sociais da lista da Forbes. E clique aqui para conferir todas as categorias da 30 Under 30.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail