Os desafios do agronegócio e a importância da fomentação de novos projetos focados na alimentação

Hoje, com quase 7,6 bilhões de habitantes no Planeta Terra, nós enfrentamos uma série de desafios relacionados à alimentação que fazem com que um desequilíbrio seja parte de uma realidade com a qual não deveríamos estar acostumados: há pessoas passando fome ao mesmo tempo em que há pessoas comendo demais. Se essa já é uma missão na qual estamos falhando, o desafio aumenta ainda mais ao nos depararmos com a projeção de que, em 2050, nós precisaremos alimentar 9,8 bilhões de pessoas – segundo relatório da ONU.

O agronegócio já enfrenta grandes desafios atualmente, como estresses hídricos, mudanças climáticas, necessidade de redução das emissões de CO2, desperdício de alimentos, falta de mão de obra, entre outros. Em contrapartida, em 2030, estima-se que 1/3 de toda comercialização agrícola mundial venha do Brasil e é aí onde mora a nossa responsabilidade dentro da missão de alimentar quase 10 bilhões de pessoas em pouco mais de 30 anos. Vivemos uma luta contra o tempo e nunca é cedo demais para colocar em prática novas ideias.

Marije Vogelzang foi curadora da instalação artística Embassy of Food (que esteve presente na Dutch Design Week e apareceu aqui no InovaSocial em outubro), para ela a produção e o consumo de alimentos precisam ser radicalmente repensados se quisermos alimentar a população mundial.

“Se continuarmos consumindo da maneira que consumimos, não teremos os alimentos que temos agora, então precisamos de idéias criativas para mudar esse sistema alimentar,” disse Marije em uma entrevista para o site Dezeen, que você pode conferir ao final dessa publicação.

Pensando na importância da promoção de novas ideias para o agronegócio brasileiro, surgiu o Instituto Agrofunding, um portal de financiamento coletivo que nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos e atividades relacionadas ao agronegócio e ao meio ambiente, fomentando o apoio, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. Reunindo diversas formas de arrecadação de capital, o Instituto Agrofunding é a primeira plataforma no Brasil especializada em agronegócio, que visa arrecadar capital para projetos inovadores ou de cunho social, ao mesmo tempo em que promove o marketing social para empresas parceiras apoiadoras.

É possível promover projetos que atuam com foco em diversas áreas, como: alimentos orgânicos, energia, agroecologia, biotecnologia, entre outros.

agrofunding-beneficios-inova-social-01

No momento, os projetos estão passando por uma fase de curadoria interna e ainda não foram divulgados para o público, mas certamente o Agrofunding será uma plataforma importante para ficarmos de olho em 2018.

Está trabalhando em um projeto inovador focado no agronegócio? Clique aqui para se cadastrar e participar da pré-seleção.

Para saber mais sobre o Instituto Agrofunding, clique aqui.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail