Bravo Tango: Aplicativo de meditação criado especialmente para veteranos de guerra

A realidade que um veterano de guerra enfrenta ao voltar para casa muitas vezes pode ser um cenário quase tão duro quanto o que se enfrenta na guerra. Uma grande parcela de veteranos precisa lidar com stress, insônia, dor, raiva, solidão e ansiedade, após prestar serviço militar.

Outro índice que vem preocupando a população americana é a alta taxa de suicídio entre esses veteranos. Segundo o Escritório de Prevenção ao Suicídio do Departamento de Assuntos de Veteranos (VA), em 2014 foi registrada uma média de 20 suicídios cometidos diariamente. Inclusive, de todos os adultos que se suicidaram nos EUA nesse ano, 18% eram veteranos de guerra; o que é um número muito significativo, já que veteranos representam apenas 8,5% da população americana.

Considerando todos esses fatos, surgiu o Bravo Tango Brain Training, um aplicativo de meditação criado especialmente para veteranos, com a orientação de um ex-psicólogo da Força Aérea Americana. O aplicativo usa a voz do Google Assistente e ajuda a reduzir o stress por meio de instruções de meditação, respiração e atenção plena (termo também conhecido como mindfulness).

O aplicativo foi lançado na última semana, em homenagem ao Dia dos Veteranos, que aconteceu no último sábado, 11/11.

Dr. Michael Valdovinos, ex-psicólogo da Força Aérea Americana envolvido no projeto, foi quem desenvolveu a maior parte do conteúdo do aplicativo. Sempre interessado na inserção tecnológica como forma de auxiliar na saúde comportamental do indivíduo, o Dr. Valdovinos usou sua experiência como militar e seu conhecimento em saúde mental para criar exercícios que permitem que o usuário interaja com a máquina.

Após dizer: “Ok, Google. Inicie o Bravo Tango,” os usuários já começam a falar com o aplicativo. Se o usuário disser “Estou me sentindo sozinho” ou “Estou sofrendo,” o aplicativo responderá de acordo com essas interações e dará ao usuário o exercício apropriado com base em uma conversa em tempo real.

Hoje em dia, há uma grande variedade de aplicativos de meditação disponíveis. A diferença do Bravo Tango é que, ao invés de simplesmente dar instruções ao usuário, ele procura reproduzir uma sessão real, como se houvesse outra pessoa participando da atividade.

Dr. Valdovinos espera que os veteranos se interessem pelo aplicativo por essa ser uma solução acessível e disponível em um espaço seguro: sua própria casa.

O Bravo Tango é resultado de uma colaboração entre o National Geographic, a 360i, a Xapp e o Google. Ele pode ser acessado pelo Google Assistente, funcionalidade encontrada no Google Home e em smartphones Android.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo:

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail