Um jogo para iPad tem se mostrado efetivo no tratamento de crianças com ambliopia

Um jogo para iPad tem se mostrado rapidamente efetivo no tratamento de crianças com ambliopia – também conhecida como “olho preguiçoso”. Em um período de duas semanas, seu resultado foi mais efetivo do que o tratamento padrão, de acordo com um estudo recente.

A ambliopia é a principal causa da visão monocular em crianças e, tradicionalmente, seu tratamento envolve a terapia de oclusão, que é a estimulação “forçada” do córtex visual do olho amblíope, onde o olho bom é coberto. Porém, esta prática nem sempre resulta em uma visão perfeita ou também pode não fazer com que os olhos trabalhem juntos. Além disto, tratamento binoculares têm produzido resultados melhores.

A Retina Foundation dividiu aleatoriamente 28 crianças com cerca de 7 anos que possuem ambliopia em dois grupos: as que fariam o tratamento binocular e as que fariam tratamento tradicional. O jogo desenvolvido para o tratamento binocular requer que a criança use um par de óculos especiais que separa os elementos que são vistos por cada olho, de forma que os elementos com contraste reduzido sejam vistos pelo olho bom e os elementos com alto contraste sejam percebidos pelo olho amblíope, além disso, há elementos de alta resolução no background que são vistos pelos dois olhos. Para uma experiência de sucesso, os dois olhos precisam enxergar os respectivos componentes do jogo. As crianças interagiram com o jogo em casa, durante uma hora por dia, em 5 dias, durante um período de duas semanas. Já na terapia de oclusão, mesmo resultado aparece em cerca de seis meses de tratamento.

Os pesquisadores puderam perceber que 5 das 13 crianças (39%) que participaram do tratamento binocular alcançaram uma acuidade visual de 20/32 ou melhor, comparando com apenas 1 de 14 (7%) crianças do grupo de terapia de oclusão.

O estudo foi publicado no The JAMA Network Journals.

 

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Um comentário

Comentários estão desativados.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail