Rapid Liquid Printing: Uma nova Era das impressoras 3D?

Impressoras 3D têm feito parte da rotina de muitas pessoas inovadoras, elas têm sido usadas frequentemente para resolver problemas de indivíduos e vem, cada vez mais, caminhando junto à engenharia, ao design e à medicina. Nós temos uma série de cases ao redor do mundo de projetos que foram viabilizados por impressoras 3D – como próteses de membros, ossos, partes de órgãos e até mesmo tecidos humanos.

rapid-liquid-3d-gel-mit-steelcase-tecnologias-sociais-inova-social-gif

Até hoje, seu único problema se dá devido ao longo tempo que se leva para produzir peças. Pensando nisso, cientistas estão trabalhando em um projeto mais avançado de impressora 3D: a “Rapid Liquid Printing”, que usa gel em suas criações. Criado pelo MIT em colaboração com a empresa de decoração Steelcase, esse é um método em que a gravidade não é mais um fator ultra necessário no processo, já que a impressão é feita diretamente em um espaço 3D, ao invés de construir camadas.

Segundo seus criadores, a impressora é capaz de criar itens em minutos, além de também conseguir produzir itens maiores de forma mais fácil. Nesse primeiro momento, os designers estão focando na produção de móveis para escritório, mas, como já estamos há algum tempo acompanhando o movimento das impressoras 3D “tradicionais”, não é difícil prever que, em breve, outras áreas (como as que citamos acima) terão mais um aliado em sua rotina de inovação.

Para ver como a Rapid Liquid Printing trabalha, assista ao vídeo abaixo

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail