ProXXIma 2018: IoT e seu papel na contribuição para o bem estar do ser humano

Para Flávia Verginelli, diretora de produtos e inovação do Google Brasil, a internet das coisas é muito menos sobre internet e coisas, mais sobre assistência – tornando as cidades e a indústria inteligentes.

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A palestra de Flávia aconteceu durante o ProXXIma 2018, maior evento do setor de comunicação e marketing digital do Brasil, que, nos últimos dias 8 e 9 de maio, levou aos seus participantes importantes discussões acerca do tema Transformação Digital.

Durante sua apresentação, a diretora de produtos e inovação do Google Brasil falou um pouco sobre projetos que vão desde uma smart city que está sendo construída em Toronto, até iniciativas que estão fortemente presentes em nossas rotinas. Afinal, quem nunca recorreu ao “Dr. Google” para entender melhor os sintomas de uma doença?

A internet mudou a relação das pessoas com a informação. A um clique de distância, ficou fácil para todos se informarem sobre um determinado assunto. Na saúde, isso não é diferente, e representa uma em cada 20 pesquisas no Google no mundo. A prática mais natural e comum, no entanto, é a busca por sintomas. Hoje, ao pesquisar por “dor no joelho depois da corrida”, por exemplo, um painel informativo de doenças relacionadas, tratamentos, entre outros, é apresentado nos resultados; todos revisados por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

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Desde 2016, o Google e o Einstein trabalham no projeto que traz resultados curados e revisados pelo hospital quando as pessoas procuram por doenças. Mas o projeto foi se aprimorando e, como você pode experienciar atualmente no Google, as atualizações expandem a iniciativa e passam a oferecer aos brasileiros informações relevantes e confiáveis verificadas por médicos nas buscas realizadas por sintomas. De fato, cerca de 5% das buscas no mundo é relacionada a sintomas, o que mostra a importância deste serviço para as pessoas.

Além da busca por sintomas, hoje a ferramenta também apresenta painéis informativos para quando as pessoas buscam sobre métodos contraceptivos. Da mesma forma, todo o conteúdo é revisado por médicos do Einstein e oferece às pessoas mais facilidade para navegar e entender melhor as características de cada método.

“A busca por informação de qualidade melhora a relação médico-paciente e traz eficiência para a consulta. Nada ainda substitui a consulta médica, mas um paciente ativo e consciente é o que buscamos para ter uma sociedade mais saudável,” destaca o Dr. Sidney Klajner, Presidente do Einstein e médico cirurgião.

Segundo a apresentação de Flávia Verginelli, no ProXXIma, já foram gerados mais de 500 cards com os principais sintomas e doenças pesquisados.

Assim, é possível ver que muitas vezes inovar não se trata apenas de querer mudar culturas ou hábitos, mas também é válida para se adaptar à experiência de cada usuário e elevar ao ponto máximo suas possibilidades.

“Internet das Coisas é trazer assistência para o bem estar do ser humano,” completa Flávia.

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