O Project Emma: O wearable da Microsoft para pessoas com Parkinson

O Emma Watch é uma criação da Microsoft que pode ajudar as pessoas com Parkinson a escrever com mais clareza, enviando vibrações para o cérebro que ajudam a controlar os tremores das mãos. Apresentado durante a conferência Build, o relógio é apenas um protótipo, mas pode representar um passo esperançoso na utilização de tecnologia portátil para ajudar pessoas com condições específicas.

project-emma-watch-wearable-parkinson-microsoft-inova-social
“Ser capaz de escrever seu nome é um direito humano básico. E fazer isso com facilidade é realmente especial para mim agora. É empoderador.” – Escrita de Emma | Foto : Microsoft

A agitação incontrolável é um sintoma comum do Parkinson, uma doença incurável que afeta mais de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo e causa perda de controle motor. O Emma Watch foi criado pela diretora de inovação da Microsoft Research, Haiyan Zhang, especialmente para sua amiga, a designer gráfico Emma Lawton. O relógio possui pequenos motores de vibração que enviam sinais para distrair o cérebro e evitar que ele tente ativar os tremores. Isso ajuda a acalmar os movimentos musculares e torna mais fácil a escrita – uma habilidade muito importante não só para um designer gráfico, mas para todas as pessoas.

Emma usa uma série rítmica de vibrações em seu relógio, mas o padrão pode ser personalizado usando um aplicativo para tablet do Windows 10. Zhang quer fazer mais pesquisas para ter mais conhecimento sobre como a Inteligência Artificial e os sensores podem ajudar ser aliados na criação de alternativas que amenizem os sintomas do Parkinson.

“O dispositivo não interrompe meu tremor,” disse Emma à Microsoft. “A escrita, não vai ser perfeita. Mas, meu Deus, está melhor!”

project-emma-watch-wearable-parkinson-microsoft-inova-social-02
“A escrita, não vai ser perfeita. Mas, meu Deus, está melhor!” | Foto : Microsoft

Para saber mais sobre o projeto, você pode ler esse artigo detalhado publicado pela Microsoft, e também pode assistir ao vídeo abaixo (em inglês):

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail