Nano Membrane Toilet: O vaso sanitário que não utiliza água

Bill Gates é conhecido por apoiar inovações que podem mudar a forma como o mundo moderno vive e ajudar pessoas menos privilegiadas. E seu mais novo projeto nessa missão é desenvolver um vaso sanitário sem água.

O Nano Membrane Toilet foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cranfield (Reino Unido) e recentemente recebeu um impulso de investimento gigantesco através da Fundação Bill & Melinda Gates, instituição filantrópica criada por Bill Gates e sua esposa.

Diferente dos vasos sanitários tradicionais, o Nano Membrane Toilet não utiliza água em sua descarga. No lugar disso, há um mecanismo rotativo exclusivo que deixa o lixo em um tanque de retenção que também bloqueia os odores. O conteúdo líquido é purificados e pode ser usado para irrigação ou limpeza. Já o conteúdo sólido é reservado para incineração, onde a energia proveniente do calor pode ser usada para reabastecer o sistema da máquina.

A invenção pode operar em uma casa de dez pessoas e pode ser uma importante solução para moradores de áreas sem acesso a um abastecimento de água e um sistema de esgoto adequado. Uma máquina como essa pode melhorar drasticamente a crise global de saneamento, uma vez que, segundo a UNICEF, existem 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo que simplesmente não possuem acesso a banheiros.

Para saber mais sobre o Nano Membrane Toilet, assista ao vídeo abaixo (em inglês):

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail