O primeiro museu sobre robótica do mundo será construído por robôs

Seul, na Coreia do Sul, quer ter o primeiro museu do mundo dedicado à ciência robótica. E as autoridades da cidade decidiram que a melhor maneira possível de construí-lo é usando robôs, obviamente.

O museu, desenhado pelo estúdio de arquitetura turco Melike Altınışık, foi projetado para ser um dos edifícios mais reconhecidos dentro do Novo Centro Econômico de Changbai, uma área formada recentemente no centro da parte norte da cidade.

museu-robotica-robos-tecnologia-seul-coreia-do-sul-inovacao-social-inovasocial-03

A forma oval do museu, que exibirá uma gama de tecnologias, incluindo inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada e hologramas, foi projetada para criar um conjunto onde a parte interna e externa do museu se conversam. Toda a linguagem arquitetônica e visual da construção foi desenvolvida com o objetivo de mostrar a missão do próprio museu de educar o público em ciência e tecnologia, utilizando materiais de ponta e técnicas de fabricação de alta tecnologia, incluindo a construção robótica.

Uma equipe de robôs irá construir a fachada metálica curva, completando todos os passos, desde a modelagem dos materiais, até a montagem e soldagem e polimento. Uma equipe adicional de robôs imprimirá concreto em 3D, em elementos que serão usados em espaços ao redor do museu. Ambas as equipes serão coordenadas por sistemas BIM (Building Information Model).

O processo de construção começará no início de 2020, e o museu deve abrir suas portas ao público em 2022.

museu-robotica-robo-tecnologia-seul-coreia-do-sul-inovacao-social-inovasocial-02
museu-robotica-robo-tecnologia-seul-coreia-do-sul-inovacao-social-inovasocial-01

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail