MeTro gel: Uma substância que pode fechar incisões cirúrgicas em 60 segundos

Criada por um time de engenheiros biomédicos da Universidade de Sydney (Austrália), uma cola altamente elástica que fecha incisões em menos de um minuto pode ser um dos itens essenciais nas salas de cirurgia do futuro.

Nomeada como MeTro gel, a substância pode ser aplicada com uma seringa diretamente no local da lesão, mudando a forma como uma cirurgia é feita, ao anular a necessidade do uso de grampos e suturas. Após sua aplicação, contando com o auxílio de um tratamento com luz ultravioleta, o gel seca em até 60 segundos.

A substância pode levar horas ou ou até mesmo meses para se desintegrar e finalizar o processo de cicatrização. Diferente dos tradicionais pontos, esse novo método dispensa qualquer tipo de remoção.

Até agora, o MeTro gel tem apresentado sucesso ao fechar ferimentos em tecidos que continuamente se expandem e relaxam, como pulmões, coração e artérias – que sempre merecem atenção redobrada quando os métodos clássicos de fechamento de incisões são usados, uma vez que a expansão e relaxamento dos pontos pode fazer com que a área se abra novamente.

O MeTro gel também vem performando positivamente em ferimentos internos de difícil alcance normalmente requerem grampos ou suturas, devido à presença do fluido corporal que atrapalha na vedação.

“A beleza da formulação do MeTro é que, assim que ele entra em contato com a superfície do tecido, ele se solidifica em uma substância gelatinosa que não escorre,” disse o Professor Nasim Annib, principal autor do estudo.

Até agora, o MeTro gel foi testado em incisões nas artérias e nos pulmões de roedores e porcos. O próximo passo será o teste clínico em humanos.

Para saber mais sobre o MeTro Gel, assista ao vídeo abaixo (inglês). E para conferir o estudo completo, publicado na Science Translational Medicine, clique aqui.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade?
Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail