LGPD e Cibersegurança: Simulador auxilia empresas a terem uma visão mais ampla sobre o assunto

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem previsão para entrar em vigor em agosto de 2020 e afetará diretamente como as empresas capturam, manipulam e armazenam os dados de seus clientes, funcionários diretos e terceirizados.

Com a intenção de levar mais conhecimento sobre o tema e auxiliar empresas e profissionais a terem uma visão mais ampla sobre a LGPD, do ponto de vista de cibersegurança, a Tempest Security Intelligence criou o Simulador LGPD, um teste online disponível no site da empresa. Com base no resultado, o profissional terá algumas percepções sobre o cenário atual e a maturidade de sua empresa no contexto LGPD para criar seu próprio plano de trabalho.

simulador-lgpd-ciberseguranca-tempest-security-intelligence-inovacao-social-inovasocial-01

O Simulador LGPD passa por quatro fases: “Governança Corporativa”, traz o cenário atual da empresa quanto ao plano de adequação à LGPD e equipe dedicada para o assunto; “Discovery de Dados”, inventaria e categoriza os dados, além de entender o fluxo da informação; “Mapeamento de Controles”, avalia os controles já implementados para aumentar a segurança das informações e processos operacionais; e “Plano de Ação”, que avalia o plano de implantação e acompanhamento das iniciativas ligadas à LGPD para melhoria contínua.

Após passar por todas as fases e tendo um conhecimento maior e mais amplo sobre o que é a LGPD, a Tempest traz uma sugestão de caso real de vazamento de dados para que possam verificar como se sairiam nesta ação.

Para a empresa, a LGPD representa a maior chance que temos de rever os parâmetros que compõem o conceito de privacidade e, principalmente, quais serão os pilares sobre os quais serão erguidas as próximas gerações. A lei vem como resposta adequada ao complexo universo de tutela dos dados pessoais que hoje são capturados, manipulados e processados de forma desregulada. E ainda traz lucidez ao uso desregrado das informações pessoais. Indivíduos e empresas precisarão se adaptar às novas práticas, mas, sem dúvida, trata-se de um passo importante em direção à preservação da privacidade.


Para conferir o Simulador LGPD, clique aqui.


__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos – Imagem Destaque: Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail