Grace: o wearable criado para aliviar as ondas de calor da menopausa

grace-pulseira-inteligente-menopausa-inovasocial-03

As ondas de calor são muito comuns nos primeiros cinco anos da menopausa, e ocorrem porque a diminuição dos níveis de estrogênio afeta o centro termorregulador, região do cérebro responsável por regular a temperatura do organismo. Isso faz com que o corpo libere calor, o que causa uma transpiração excessiva, aumenta a frequência cardíaca e provoca manchas vermelhas na pele. É uma sensação que chega sem avisar e pode ser extremamente incômoda e também constrangedora para muitas mulheres.

Ao perceber uma oportunidade no mercado de produtos para alívio dos sintomas menopausa, o designer de produto Peter Astbury desenvolveu a Grace, uma inteligente que tem o objetivo de aliviar as ondas de calor causadas pela menopausa, por meio de um sistema de resfriamento integrado no acessório.

grace-pulseira-inteligente-menopausa-inovasocial-01

A pulseira foi visualmente projetada para parecer um acessório de moda; ela é decorada com detalhes geométricos metálicos e também possui uma alça de couro que pode ser trocada. A Grace possui três sensores, que são capazes de detectar a onda de calor aproximadamente um minuto antes de se tornar aparente para a usuária.

Então, um mecanismo de resfriamento é acionado na parte inferior do pulso para imitar a sensação de água fria correndo sobre o pulso – uma técnica muito usada pelas mulheres para proporcionar alívio imediato dos calores.

Segundo Peter, a pulseira também oferece uma alternativa menos invasiva aos atuais tratamentos da menopausa disponíveis, como a terapia de reposição hormonal, que tem sido frequentemente associada ao câncer de mama.

A pulseira também emite dados que podem ser acompanhados em um aplicativo de smartphone, o que pode proporcionar às usuárias uma compreensão mais detalhada de seus sintomas.

“Sincronizando a Grace com o aplicativo, uma variedade de informações é exibida, desde a intensidade do calor até a qualidade do sono. Esses dados permitirão que as mulheres vejam padrões e tendências que antes passavam despercebidos,” diz Peter.

Além disso, Peter também deseja permitir que mulheres compartilhem anonimamente seus dados do aplicativo. Assim, esses dados poderiam contribuir com estudos sobre a menopausa, destacando os padrões globais em relação à idade, nacionalidade, estilo de vida e outros fatores.

Para saber mais sobre a Grace, assista ao vídeo abaixo:

 __

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail