Future Bus: O ônibus autônomo da Mercedes-Benz

Em agosto, o tema principal do InovaSocial é Inovação Urbana. Por isso, pode-se esperar, entre outros temas, uma grande quantidade de conteúdos sobre veículos autônomos. Afinal, eles parecem ser a “sensação” do momento e há inúmeros projetos inovadores desse tipo rodando o mundo. Recentemente, falamos sobre o Loop NYC, um plano pensado para adaptar Nova York a esses novos modelos (você pode conferir clicando aqui) e, hoje, trazemos a você, leitor do InovaSocial, algo que pode revolucionar o transporte público no mundo.

future-bus-onibus-autonomo-mercedes-benz-01

A Mercedes-Benz revelou, recentemente, seu projeto de ônibus autônomo, que realizou sua primeira viagem em um trajeto de 20km na Holanda. O veículo saiu do Aeroporto Schiphol (Amsterdã) e seguiu até Haarlem, cidade que fica ao Norte do país. Segundo a Mercedes, esse foi o primeiro teste realizado por um ônibus autônomo em uma situação de tráfego real.

O Future Bus (Ônibus do Futuro, em tradução livre), que foi desenvolvido com base na tecnologia do caminhão autônomo da empresa, é capaz de dirigir sozinho por rotas pré-definidas, se comunicar com os semáforos em cruzamentos e parar automaticamente em pontos.

“O Future Bus torna o transporte público mais seguro, mais eficiente e mais produtivo,” disse Wolfgang Bernhard, membro do Conselho da Daimler AG, fabricante da marca. “Com ele, mais pessoas poderão viajar rapidamente, com pontualidade e conforto. É um benefício para todos: motoristas e passageiros.”

future-bus-onibus-autonomo-mercedes-benz-06

Há uma série de fatores que fazem com que a “mágica” aconteça: câmeras, radares, sistemas de GPS, funcionalidades de reconhecimento que permitem a comunicação com semáforos, freio automático que reconhece obstáculos – como pedestres atravessando a rua – e portas que se abrem e se fecham automaticamente a cada parada.

O ônibus é dividido em três áreas: a primeira é a área de serviço, a segunda é destinada aos passageiros em viagens de média distância, e a terceira, para os passageiros que seguirão em longas viagens.

Esse é mais um dos muitos projetos de veículos autônomos que circulam pelo mundo, mas a grande aposta do Future Bus se dá por ele ser um veículo de transporte público, algo destinado a todos. Já pensou em como seria sua viagem para o trabalho em um ônibus desses? Ainda não existe uma previsão de lançamento para o ônibus, mas podemos apostar que o veremos nas ruas do mundo muito antes do que imaginávamos.

Para assistir ao teste realizado pela Mercedes-Benz em Amsterdã e ver mais detalhes visuais do projeto, confira o vídeo e as imagens abaixo:

future-bus-onibus-autonomo-mercedes-benz-02
future-bus-onibus-autonomo-mercedes-benz-04
future-bus-onibus-autonomo-mercedes-benz-03
future-bus-onibus-autonomo-mercedes-benz-05
future-bus-onibus-autonomo-mercedes-benz-07

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail