“IoT desconectadas”: Ford cria carrinho de supermercado que freia automaticamente

Nos últimos meses, muito se tem falado sobre as soluções IoT (internet das coisas, em português). No setor público, a promessa que sensores conectados a rede 5G transformarão a forma como utilizamos as cidades. Entretanto, a quinta geração de internet móvel deve demorar um pouco para ser realmente implementada no Brasil (e no mundo). Discussões sobre frequências a serem utilizadas, implementações e leilões da rede têm gerado debates acalorados em diversos países.

Mas a minha pergunta é, será que não estamos complicando? O 5G é, sem dúvidas, o futuro. Mas deve demorar uns cinco anos até vermos as primeiras redes operando 100%, ou seja, estamos falando em quase uma década para que as soluções IoT tornem-se em produtos para a massa, consequentemente, o mesmo tempo para começarmos a mensurar algum impacto social em escala.

E se simplificarmos? E se, ao invés de ficarmos dependentes das conexões sem fio, nosso foco fosse criar soluções “IoT desconectadas”. A Ford apresentou na Europa o protótipo de um carrinho de supermercado equipado com sistema de freio automático para evitar que as crianças, ao brincar de correr entre as gôndolas, acabem gerando acidentes.

Na solução da marca norte-americana, o carrinho inteligente tem um sensor que faz a varredura de pessoas e objetos à frente e aplica os freios automaticamente quando a possibilidade de uma colisão é detectada. A criação é inspirada na tecnologia de assistência autônoma de frenagem da marca, disponível em modelos como o Fusion e o Edge ST, que usa uma câmera dianteira e um radar para detectar veículos, pedestres e ciclistas na pista e aplica os freios automaticamente se o motorista não responder aos alertas.

“O assistente autônomo de frenagem pode ajudar os motoristas a evitar ou atenuar as consequências de uma colisão. Pensamos que mostrar como um conceito semelhante poderia ser aplicado a um carrinho de supermercado seria uma ótima forma de destacar uma tecnologia realmente útil para os motoristas”, diz Anthony Ireson, diretor de Comunicação de Marketing da Ford Europa.

O protótipo faz parte de uma série da Ford chamada “Intervenções”, que utiliza a experiência e tecnologias desenvolvidas pela marca no setor automotivo para resolver problemas do dia a dia em outras áreas. No fim do ano passado, a Ford Europa já havia apresentado uma outra solução da série, uma casinha que protege os cães do barulho de fogos, graças a um sistema de cancelamento de ruído.

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