A fonte criada para aprimorar a leitura de pessoas com dislexia

Cerca de 5% da população mundial tem dislexia, um transtorno genético e hereditário da linguagem que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. Agora, um novo projeto que ajudar pessoas disléxicas que têm dificuldades para ler: Dyslexie é uma fonte criada para aprimorar as habilidades de leitura dessas pessoas, por meio de caracteres mais fáceis de serem reconhecidos.

As letras da fonte são mais grossas na base e com aberturas largas, considerando o modo como as pessoas disléxicas processam palavras e textos.

Dyslexie foi testada nas escolas por dois anos e, recentemente, a empresa criadora do projeto abriu uma campanha no site de crowdfunding Kickstarter. A meta da campanha era de €35,000 e foram alcançados €38,090, que foram doados por mais de 1,1k pessoas.

Agora, a próxima meta dos criadores da Dyslexie é expandir o produto virtualmente, com uma extensão para Google Chrome, um conversor de PDF, incluindo a fonte nos dispositivos Android e iOS, e também a disponibilizando para download.

Para fazer com que as pessoas entendam melhor a dislexia, a empresa também desenvolveu materiais educativos ilustrando como funciona o cérebro de uma pessoa disléxica, proporcionando um interessante exercício que só pode resultar em um sentimento muito importante quando falamos sobre apoiar projetos de inovação social: a empatia. Nem sempre, aquilo que está sendo buscado é para melhorar algo próximo à nossa realidade, por isso, colocar-se no lugar do outro é algo necessário a todo mundo, enxergando um mundo de possibilidades além do que tudo o que já conhecemos.

dyslexie-inova-social

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail