Essa estrada na Suécia irá recarregar a bateria de carros elétricos enquanto eles são conduzidos

Em breve a cidade de Lund, na Suécia, irá ganhar um novo tipo de estrada elétrica: a Elonroad (que, segundo seus criadores, é um nome que não possui qualquer relação com Elon Musk). Nela, um trilho elétrico se conectará a um acessório que pode ser incorporado a qualquer veículo elétrico, possibilitando que o usuário carregue a bateria de seu carro enquanto dirige.

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O mercado de veículos elétricos segue tomando proporções maiores e muitos carros agora podem percorrer mais de 320 quilômetros antes de precisarem recarregar a bateria. Ainda assim, a Elonroad é uma invenção que faz muito sentido. Um dos motivos é a própria bateria: se carros, caminhões e ônibus puderem ser carregados enquanto trafegam, as baterias podem ser menores. Isso significaria minerar menos lítio e outros materiais, em um processo que pode poluir o meio ambiente, como aconteceu em 2016, nas aldeias tibetanas na China, onde um rio foi envenenado por uma mina próxima.

Juntamente com pesquisadores da Universidade de Lund, a empresa estimou que uma infraestrutura viária elétrica tornaria possível que as baterias fossem 80% menores.

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Baterias menores também tornariam os veículos elétricos mais baratos, uma vez que a bateria é a parte mais cara do veículo. Esses custos já estão caindo – de acordo com um relatório da Deloitte, publicado no início do ano, possuir um carro elétrico será tão barato quanto um carro movido a combustível fóssil até 2022. Mas diminuir o tamanho da bateria amplificaria esse efeito.

Um mudança em larga escala para esse tipo de infraestrutura seria uma tarefa enorme, é claro. Mas, segundo a empresa, os trilhos são relativamente fáceis de instalar, pois, em vez de substituir uma estrada inteira, eles podem ser adicionados sobre o asfalto. Os trilhos também não precisam ser instalados em todas as estradas, pois um carro ou caminhão pode se recarregar na estrada principal e usar a eletricidade armazenada na bateria para ir mais longe.

“Se um carro dirige um quilômetro em nossa estrada elétrica, ele pode dirigir outros dois quilômetros na energia que carregou de nossa estrada”, diz Dan Zethraeus, CEO e fundador da Elonroad. “Portanto, são três quilômetros de condução. Mas você paga apenas um quilômetro de instalação.”

Em Lund, a empresa calculou que todos os ônibus da cidade poderiam operar se apenas a estrada principal fosse eletrificada, uma vez que essa estrada está presente em todas as rotas. E, diferentemente de outras abordagens – como cabos que podem carregar ônibus ou caminhões – os trilhos na estrada podem funcionar com qualquer veículo que possua um acessório para contatar o trilho e ativá-lo.

A cidade começará a construir o primeiro trecho da estrada de demonstração em 2020. E nós vamos aguardar, ansiosos, para poder levar todas as novidades até você, aqui no InovaSocial!

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