Um enxame de drones pintou o primeiro graffiti colaborativo do mundo

carlo-ratti-enxame-drones-grafitti-colaborativo-06

O estúdio de inovação e design Carlo Ratti Associati usou um “enxame” de drones para grafitar esta obra em Turim, baseada no conteúdo visual enviado por centenas de colaboradores.

A pintura em grande escala (medindo 14 por 12 metros) foi desenvolvida como parte do UFO Urban Flying Opera, um projeto participativo de tecnologia e arte financiado pela Compagnia di San Paolo, uma fundação que apoia projetos relacionados a artes e negócios.

O grafite vertical foi criado por quatro drones, que voaram simultaneamente ao longo de dois dias consecutivos.

carlo-ratti-enxame-drones-grafitti-colaborativo-02-02

Cada drone carregava um tanque de tinta spray sustentável e desenhos esboçados em uma tela instalada no parque Aurelio Peccei, dentro de uma estrutura industrial que antes pertencia à montadora italiana Iveco. A pintura final é composta por três camadas: uma cinza, que define a história; uma magenta, que representa as comunidades e os espaços públicos de Turim; e uma azul clara, que une elementos da narrativa.

Os drones eram controlados por um sistema de gerenciamento central e um sistema de monitoramento que rastreava sua localização precisa para permitir a coordenação em tempo real em toda execução.

carlo-ratti-enxame-drones-grafitti-colaborativo-04-02

De acordo com seus criadores, o projeto representa o primeiro exemplo de drones sendo usados para criar uma arte colaborativa em uma superfície vertical.

Mais de mil participantes apresentaram suas visões para o futuro das cidades aos organizadores do projeto, que trabalharam com a Universidade de Turim e a Universidade Politécnica de Turim para selecionar cerca de 100 exemplos para inclusão no projeto final.

“A cidade é uma tela aberta, onde as pessoas podem registrar suas histórias de várias maneiras”, disse Carlo Ratti, que também é diretor do Senseable City Lab no MIT. “Tais processos sempre aconteceram, mas tentamos acelerá-los com a tecnologia dos drones, para permitir um novo uso da pintura como meio de expressão.”

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail