Chicago Express Loop: Túnel da Boring irá ligar aeroporto ao centro da cidade em 12 minutos

A Boring Company, empresa de Elon Musk focada em infraestrutura e de construção de túneis, revelou seu projeto para levar a Chicago seu sistema de túneis de alta velocidade, onde “vagões elétricos autônomos” que viajam a até 240 km/h ligarão a área central da cidade ao Aeroporto O’Hare. Rahm Emanuel, prefeito da cidade, anunciou recentemente que o projeto da Boring foi selecionado pelo Chicago Infrastructure Trust (CIT) como a proposta vencedora da licitação para o projeto O’Hare Express.

elon-musk-boring-chicago-express-loop-tecnologias-sociais-inovacao-urbana-inovasocial-gif-02

Nomeado como Chicago Express Loop, o projeto irá criar uma conexão subterrânea de alta velocidade entre os Terminais 1-3 do Aeroporto Internacional O’Hare e o Bloco 37 do Centro de Chicago, reduzindo o tempo de viagem de cerca de uma hora para apenas 12 minutos.

Os passageiros do Chicago Express Loop irão viajar em vagões elétricos autônomos, que serão levados ao longo de uma pista de concreto com linhas elétricas a velocidades que variam entre 200 e 240 km/h. A previsão é de que o serviço fique aberto durante 20 horas por dia, todos os dias da semana, com vagões deixando as estações a cada 30 segundos.

elon-musk-boring-chicago-express-loop-tecnologias-sociais-inovacao-urbana-inovasocial-gif-01

Mas a empreitada em Chicago é só um parte desse grande projeto. Como já contamos aqui, a Boring já está trabalhando em túneis similares (esse para carros autônomos) em Los Angeles, e também entre Nova York e Washington. Tudo isso faz parte da missão da empresa, que é aliviar o tráfego “destruidor de almas” através da construção de sistema de transporte público seguros, econômicos e ecológicos. Enquanto os trilhos têm zero emissão de carbono, a escavação subterrânea permite conexões mais diretas, além de minimizar o ruído e a vibração.

As cabines do Chicago Express Loop serão climatizadas, contarão com conexão Wi-FI e cada uma delas acomodará de 8 a 16 passageiros.

A Boring, criada por Elon Musk em 2016, financiará completamente o projeto, que faz parte de sua missão de longo prazo de reformar os sistemas de transporte público no mundo todo.


Leia também: Dossiê InovaSocial: Quem é Elon Musk?


Para conferir imagens do projeto Chicago Express Loop, assista ao vídeo abaixo:

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail