Chica: Uma nova solução para o sistema de compartilhamento de bicicletas

A Scipopulis, uma startup brasileira que trabalha no desenvolvimento de tecnologias para mobilidade urbana, criou um novo projeto que pode ser um novo passo no sistema de compartilhamento de bicicletas.

O grande motivo pelo qual muitas instituições optam por não aderir a esse serviço da forma como conhecemos hoje é o alto custo, já que os projetos sempre dependem de fatores como a criação, o gerenciamento e a manutenção de estações. Pensando nisso, a Scipopulis criou a Chica, um sistema de compartilhamento de bicicletas que funciona sem a necessidade de tais estações.

bike-chica-divulgacao-scipopulis-inova-social

A solução encontrada para o problema foi simples e muito bem elaborada: as bicicletas têm GPS, painel de energia solar e uma trava controlada por senha. O usuário pode localizar a bicicleta mais próxima usando o celular, reservar e liberar a trava usando a senha fornecida pelo aplicativo. Ao final da corrida, a bicicleta volta a ser travada e já estará pronta para atender um próximo usuário.

Em países da Europa e nos Estados Unidos é possível encontrar projetos similares ao da Scipopulis, mas tudo é muito novo para nós, brasileiro. Por isso, nesse primeiro momento, a Chica está sendo implementada em espaços fechados, como empresas, condomínios ou universidades – a Universidade Federal do Acre adquiriu 50 unidades da bicicleta que devem estar disponíveis para os estudantes durante o ano letivo de 2017.

Agora, nos resta torcer pelo sucesso do projeto e aguardar que esse modelo tome cada vez mais as ruas da cidade. Há alguns anos, o compartilhamento de bicicletas como conhecemos hoje foi recebido como uma grata novidade e hoje já é algo comum e parte integrante da rotina de muitas pessoas, principalmente em grandes cidades. É curioso olhar para trás e ver que nós mal sabíamos, mas aquele era apenas o começo.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Olá! Seja bem-vindo ao inovaSocial. Para não perder as nossas próximas novidades e receber conteúdo exclusivo, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail
Fique tranquilo, nós nunca enviaremos spam