Você sabe quanto lixo plástico produz em um ano? E em uma vida?

Está ficando mais fácil evitar o plástico. Há negócios ao redor do mundo vendendo comida sem embalagem plástica, é possível comprar escovas de dentes sem plástico e até é possível recolher as fezes de seu cachorro com embalagens biodegradáveis. Ainda assim, o plástico está em todos os lugares, e você provavelmente compra pelo menos um item feito desse material ou embalado nele todos os dias.

Muitas vezes, para conhecermos melhor o problema contra o qual estamos lutando e até mesmo traçar estratégias de consumo que nos façam optar por um estilo de vida mais sustentável, é preciso entender o seu tamanho e o quanto nós, como indivíduos, contribuímos para que esse problema fique ainda maior. Para isso, existe uma série de calculadoras muito úteis que podem nos ajudar nessa tarefa.

A Omni Calculator faz perguntas simples para que você possa contabilizar a quantidade de produtos que costuma consumir durante um determinado período – que pode ser definido por dia, semana, mês, trimestre, semestre ou ano. Ao final de tudo, é possível descobrir quantos quilos de plástico você consome anualmente e o quanto isso representa por toda a sua vida.

“Queríamos aumentar a conscientização sobre a poluição do plástico e, mais importante, nosso impacto individual”, diz Hanna Pamula, criadora da Omni Calculator. “Muitos podem acreditar que isso não importa, já que usamos muito menos plástico do que as grandes empresas, mas quando olhamos para o uso de plástico anual ou ao longo da vida, a quantidade é horrível.”

calculadora-pegada-lixo-plastico-consumo-consciente-sustentabilidade-greenpeace-inovacao-social-tecnologias-sociais-inovasocial-01

Outra calculadora, criada pelo escritório do Greenpeace no Reino Unido, adiciona o número de itens de plástico que você compra e, em seguida, faz com que você percorra uma representação visual de sua pilha anual de lixo.

Um aplicativo chamado My Little Plastic Footprint vai mais longe e faz com que o usuário tenha uma não só uma visualização de sua parcela de participação no problema, mas também o ajuda a evoluir e acompanhar seu progresso em busca de um estilo de vida com cada vez menos lixo.

Cada uma dessas ferramentas procura traçar uma conexão entre nossos hábitos diários e o desafio geral: a cada minuto, o equivalente à carga de plástico de um caminhão de lixo acaba no oceano, onde eventualmente se quebra em fragmentos microscópicos que podem acabar chegar na vida marinha e até mesmo nos peixes que consumimos. De todo plástico produzido a cada ano, apenas uma pequena fração é reciclada. A maioria das 9 bilhões de toneladas de plástico que a humanidade fabricou até agora fica em aterros sanitários. O garfo de plástico que você usou por três minutos no almoço provavelmente ainda existirá no planeta de alguma forma daqui a 400 anos.

Após entender seu próprio papel no problema, a partir dessa contabilização do uso total de plástico, o consumidor poderá fazer escolhas diferentes e cobrar mudanças mais efetivas, já que é importante ressaltar que as mudanças que precisam acontecer são sistêmicas. No ritmo atual, o mundo está a caminho de produzir quatro vezes mais plástico em 2050 do que em 2010.

Grande parte do uso de plástico acontece antes que os consumidores façam escolhas em uma loja; se a sua fruta chegou no supermercado em uma caixa envolta em uma embalagem plástica, evitar o uso de uma sacola plástica durante suas compras não vai resolver todo o problema. Ainda assim, a pressão do consumidor está fazendo com que mudanças maiores aconteçam, de alguns supermercados retirando embalagens plásticas dos produtos de suas marcas próprias a fabricantes de produtos em larga escala que estão experimentando usar embalagens reutilizáveis (Loop é um serviço de entrega sustentável, que já conta com parceiros como Häagen-Dazs, Hellmann’s, Pantene, AXE, The Body Shop, Tide, entre outros).

Clique aqui para conhecer a Omni Calculator. Para conhecer a calculadora desenvolvida pelo Greenpeace, clique aqui para a versão em inglês e aqui para versão em espanhol. E, se você quiser dar um passo além e quer acompanhar seu progresso a caminho de um estilo de vida sem lixo, baixe o app My Little Plastic Footprint (disponível para iOS e Android).

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail