Birò O2: O carro composto por 80% de plásticos reciclados

O Mandalaki Studio, de Milão, se juntou à montadora italiana Estrima para projetar o primeiro carro-conceito elétrico feito com 80% de plásticos reciclados. O Birò O2 foi apresentado na Galeria Rossana Orlandi durante a Semana de Design de Milão, como parte do Prêmio Ro Plastic, que convidou os designers a desenvolverem novas formas de reciclagem e reutilização do plástico.

biro-o2-carro-plastico-reciclado-inovacao-social-inovasocial-03

Segundo seus criadores, o Birò O2 é um carro elétrico feito com uma porcentagem maior de plástico reciclado do que qualquer outro veículo no mercado. O conceito O2 é baseado no carro Birò original — um veículo totalmente elétrico projetado para o deslocamento na cidade, que é compacto o suficiente para ser estacionado dentro do espaço de uma motocicleta e possui uma bateria removível.

No lugar do plástico ABS espesso e de alta densidade usado para o corpo principal do modelo original, o Birò O2 da Mandalaki dá aos resíduos plásticos uma nova vida, reciclando-os em um veículo não poluente.

“Começamos a trabalhar na ideia de mobilidade elétrica elevada no estágio máximo da sustentabilidade e achamos que Birò poderia ser o parceiro perfeito para desenvolver esse conceito, porque seu modelo é extremamente mínimo”, disse Enrico De Lotto, designer da Mandalaki. “A partir daí começamos a pensar sobre os elementos de um carro que poderíamos passar sem, ou que poderíamos reciclar. Menos peças significa menos plástico, menos coisas para produzir, menos peso para mover e assim por diante.”

biro-o2-carro-plastico-reciclado-inovacao-social-inovasocial-01

Depois de descobrir a grande quantidade de resíduos deixados pela manutenção das estradas, como cones e letreiros, a Mandalaki começou a trabalhar com fornecedores para ver quais desses elementos poderiam ser reciclados. Esses resíduos de plástico foram triturados a reduzidos a um pó fino e moldados para formar as partes estruturais do veículo, incluindo os componentes dianteiro e traseiro e a porta traseira.

Todos os outros elementos do carro, como os assentos, o tacômetro, o volante e as portas, foram produzidos a partir de vários tipos de plástico não reciclado. Os painéis de plástico reciclado no exterior possuem um padrão gerado por computador, composto por partículas azuis, inspiradas pelo movimento do vento e do oceano, numa tentativa de representar “o fluxo vital do nosso planeta”.

O veículo possui um poderoso motor elétrico capaz de atingir uma velocidade máxima de 65 km/hora e pode viajar 100 quilômetros por carga. O Mandalaki Studio e a Estrima visam disponibilizar o modelo O2 no mercado até junho de 2019, e também já estão trabalhando em um carro produzido a partir de 100% de peças recicladas até o final do próximo ano.

biro-o2-carro-plastico-reciclado-inovacao-social-inovasocial-02

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail