Você sabe o que é piso tátil?

Você, provavelmente, já reparou que em muitas calçadas há faixas com cores e texturas diferentes no chão, com padrões diversos. Muitas pessoas sabem, outras não, mas elas deveriam estar em todas as calçadas de todas as cidades. Essas texturas são chamadas de piso tátil e foram criadas para que pessoas com deficiência visual ou com baixa visão pudessem andar nas ruas com mais autonomia e segurança.

A ideia surgiu no Japão, que iniciou suas aplicações em plataformas de trem e metrô, para indicar aos passageiros o limite de chegada à margem da plataforma, evitando acidentes fatais. Rapidamente, o projeto se espalhou pela Europa e chegou até o Brasil em 2004.

Existem dois tipos de piso: o direcional e o de alerta. O primeiro tem a função de indicar um trajeto, o segundo alerta o pedestre sobre obstáculos em seu caminho, como degraus ou mudanças de direção.

Por isso, é muito importante se atentar às calçadas e sempre deixar o acesso às faixas acessíveis, garantindo que elas sejam usadas livremente.

Para falar sobre o assunto, o site britânico Business Insider produziu um vídeo mostrando as formas de utilização do piso tátil no Reino Unido.

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Olá! Seja bem-vindo ao inovaSocial. Para não perder as nossas próximas novidades e receber conteúdo exclusivo, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail
Fique tranquilo, nós nunca enviaremos spam