Estudantes da Estônia criam abrigo flutuante para lidar com inundações florestais

veetee-estonian-academy-of-arts-inova-social-10

Alunos da Estonian Academy of Arts, em colaboração com o escritório de arquitetura b210, desenvolveram e construíram uma interessante estrutura flutuante nomeada de Veetee. O processo de criação durou 10 dias e aconteceu em um workshop do Wilderness Festival.

Essa construção tem como objetivo fornecer abrigo e calor para aqueles que ficam durante a noite no Parque Nacional de Soomaa, na Estônia. Todos os anos, na primavera, as zonas úmidas do parque ficam inundadas duas semanas, e esse acontecimento é conhecido pelos moradores da região como “a quinta estação.” O abrigo é capaz de flutuar e permitir que os visitantes continuem a sua estadia, independentemente do clima, fornecendo uma alternativa à infra-estrutura florestal existente durante essa estação chuvosa.

veetee-estonian-academy-of-arts-inova-social-08

“O Veetee não é nem uma embarcação, nem uma casa. Talvez esse seja o aspecto mais intrigante dessa construção,” diz Pavle Stamenovic, tutor do projeto.

A construção pesa em cerca de 700kg, é composta por uma série de peças de madeira em forma de V e uma plataforma que flutua em barris metálicos.

Para construir o Veetee, o grupo passou vários dias no Parque Nacional de Soomaa, para analisar como o ambiente se modificava conforme o nível da água abaixasse. Para isso, os estudantes foram encorajados a deixar os laptops em casa e trabalhar apenas com papel e lápis.

O abrigo finalizado é resultado da junção de uma série de elementos tirados de protótipos criados pelo grupo e levou 6 dias para ser construído por um grupo de 5 pessoas.

veetee-estonian-academy-of-arts-inova-social-09
veetee-estonian-academy-of-arts-inova-social-06
5th Season Wilderness Summer School
veetee-estonian-academy-of-arts-inova-social-04
veetee-estonian-academy-of-arts-inova-social-03

Créditos do Projeto
Tutores: Sami Rintala, Pavle Stamenovic, b210, Hannes Praks
Estudantes: Alden Jõgisuu, Andrea Tamm, Andres Mutis, Berglind Erna Tryggvadóttir, Brigita Kasperaitè, Dan Theman Docherty, Finlay Barge, Gabriel Müller, Gerda Kaasik, Kadri Erdel, Kristiina Veinberg, Laura Müürsepp, Siim Karro, Stefano Prevosti, Triin Mänd, Tuva Ina Sofia Björk
Suporte: Pärlin, Karula Puit, Espak Viljandi, Viljandi Metall, Viljandi Kaminakoda, Hansaflex, Würth, RMK, Ants Viljandi, Eesti Kultuurkapital, Dag Reklaam, Liviko, Ramsi Turvas
Imagens: Tõnu Tunnel

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail