#InovaSocial2Anos: A agricultura do futuro

Hoje, com quase 7,6 bilhões de habitantes no Planeta Terra, nós enfrentamos uma série de desafios relacionados à alimentação que fazem com que um desequilíbrio seja parte de uma realidade com a qual não deveríamos estar acostumados: há pessoas passando fome ao mesmo tempo em que há pessoas comendo demais. Se essa já é uma missão na qual estamos falhando, o desafio aumenta ainda mais ao nos depararmos com a projeção de que, em 2050, nós precisaremos alimentar 9,8 bilhões de pessoas.

O agronegócio já enfrenta grandes desafios atualmente, como estresses hídricos, mudanças climáticas, necessidade de redução das emissões de CO2, desperdício de alimentos, falta de mão de obra, entre outros. Vivemos uma luta contra o tempo e nunca é cedo demais para colocar em prática novas ideias.

Pensar sobre a agricultura do futuro é algo urgente que deve ser feito agora. Relembre conosco algumas publicações que passaram aqui pelo InovaSocial envolvendo esse assunto. Confira:

bota-na-mesa-projeto-agricultura-familiar-cidade-inovasocial

Bota na Mesa

O Projeto Bota na Mesa é uma inciativa focada em agricultura familiar, produzida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade, da FGV – EAESP.

A iniciativa busca incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos de grandes centros urbanos. Tudo isso, por meio de uma rede de comércio justo, conservação ambiental e segurança alimentar e nutricional.

Clique aqui e saiba tudo sobre o projeto.


Growmore

O escritório de arquitetura dinamarquês Husum & Lindholm desenvolveu o Growmore, uma estrutura de hortas modulares para espaços urbanos, focando na produção de alimentos locais e compartilhados.

O sistema, composto por vasos e juntas articuladas, permite que, por exemplo, um condomínio tenha a sua própria micro fazenda adaptada ao espaço disponível. Além disso, o projeto é open source, ou seja, qualquer pessoa pode adaptar o Growmore para a sua necessidade, sem que tenha que investir muito.

Clique aqui para saber mais!


fruta-feia-portugal-inova-social

Gente bonita consome fruta feia

Todos os anos, metade dos alimentos produzidos mundialmente é descartada. Existem diversos motivos que fazem com que esse desperdício aconteça, mas um deles é que a maioria dos distribuidores tem preferência por frutas e vegetais com formatos, cores e tamanhos “perfeitos”. Pensando nisso, surgiu o Fruta Feia, projeto português que foi criado para quebrar esses “padrões visuais” criados para o consumo de alimentos e que não têm relação alguma com sua qualidade, nem mesmo serve para definir o quão seguro o produto está para o consumo.

Clique aqui para conhecer o Fruta Feia.


leitura-estudo-caso-negocio-impacto-social-inovasocial

10 estudos de caso de negócios com impacto social e ambiental

No primeiro semestre de 2017, o PNUD e o SEBRAE abriram a chamada de casos para a Iniciativa Incluir. Dividido em 6 categorias, o projeto visava acompanhar ideias inovadoras, negócios com soluções de impacto social e de impacto ambiental (positivo), negócio de impacto em escala, negócio inclusivo em cadeias de valor e negócio rural de impacto.

Concluído a chamada e as etapas de classificação, foi publicado o livro “De delivery de saladas a fintechs: 10 estudos de caso de negócios com impacto social e ambiental”, que reúne os casos vencedores.

Clique aqui para baixar o livro completo.


agrosmart-inovasocial-destaque

Agrosmart

Mariana Vasconcelos é mineira, vem de uma família de agricultores, e sua vivência na lavoura fez com que ela criasse uma solução que pode impulsionar a produção agrícola no país todo e até no mundo. Decisões que são tomadas por intuição, problemas causados por mudanças climáticas e a falta de recursos hídricos foram alguns dos motivos pelos quais Mariana criou a Agrosmart, uma empresa que coleta e analisa dados das plantações para que os agricultores tomem melhores decisões e consigam produzir mais.

Clique aqui e saiba tudo sobre a Agrosmart.


Gostou da nossa seleção de posts e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail