5 TEDs sobre finanças sociais aos quais você precisa assistir

Quer aprender algo novo ou obter uma perspectiva diferente sobre negócios, investimentos e como isso pode contribuir para uma mudança social? Aqui estão 5 TED Talks que falam sobre como as empresas podem priorizar questões sociais e como o capital de pessoas e empresas pode ser investido de forma mais eficiente e sustentável.

Vale lembrar que todos os vídeos têm legendas em português, é só clicar no ícone em formato de engrenagem (bem ao lado do logo do YouTube, na parte inferior do vídeo), e selecionar o idioma em Legendas.

Audrey Choi: Como lucrar fazendo a diferença

Será que o mercado global de capitais poderia se tornar um catalisador para mudanças sociais? De acordo com a especialista em investimentos Audrey Choi, são os indivíduos os proprietários de quase metade de todo o capital global, o que lhes concede o poder de fazer a diferença no mundo se investirem em empresas que defendem sustentabilidade e valores sociais. “Hoje temos mais oportunidades do que nunca para fazer escolhas”, ela diz. “Então mude sua perspectiva. Invista na mudança que você quer ver no mundo”.

Harish Manwani: Lucros não são sempre o objetivo

Você pode não esperar que o chefe do escritório de operações de uma grande empresa multinacional possa olhar além do balanço e da lucratividade. Mas Harish Manwani, COO da Unilever, argumenta apaixonadamente que incluir valor, propósito e sustentabilidade nas grandes decisões não é apenas assistência, mas, sim, a única maneira de comandar responsavelmente uma empresa do século XXI.

Cameron Herold: Vamos educar as crianças para serem empreendedoras

Entediado na escola, fracassando nos estudos, descordando com colegas: Essa criança deve ser uma empreendedora, é o que diz Cameron Herold. No TEDxEdmoton, ele estimula a criação e educação que ajudará futuros empreendedores a amadurecerem – como crianças e adultos.

Gayle Tzemach Lemmon: Mulheres empresárias, exemplo não exceção

Mulheres não são micro — então por que elas só conseguem microempréstimos? Em TEDxWomen, a repórter Gayle Tzemach Lemmon argumenta que mulheres administrando todos os tipos de empresas — de negócios na própria casa às maiores fábricas — são a solução negligenciada para o desenvolvimento econômico.

Michael Porter: O caso para permitir que negócios resolvam problemas sociais

Por que nos voltamos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e governos para solucionar os maiores problemas da sociedade? Michael Porter admite que, como professor de administração, é suspeito para discutir o assunto, mas deseja que você escute seus argumentos sobre deixar empresas tentarem resolver problemas enormes como mudanças climáticas e acesso à água. Por quê? Porque quando empresas solucionam um problema, elas têm lucro – o que permite que a solução cresça.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail