Assista a 5 TEDs apresentados por crianças e adolescentes

Acreditamos que todos temos muito a aprender com os mais novos. Eles sempre podem ser nossa fonte de inspiração e novos conhecimentos. Por isso, para iniciar mais uma semana, preparamos uma playlist com TEDs apresentados por crianças.

1. Jack Andraka: Um teste promissor para detecção do câncer de pâncreas… criado por um adolescente

Mais de 85% de todos os cânceres são diagnosticados tardiamente, quando os pacientes têm menos de 2% de chance de sobreviver. Como pode acontecer uma coisa dessas? Jack Andraka fala sobre como desenvolveu um teste muito barato, eficaz e não invasivo, para a detecção precoce do câncer de pâncreas — isso antes de comemorar seus 16 anos.

2. Thomas Suarez:Thomas Suarez: Um criador de aplicativos de 12 anos

Muitos meninos de 12 anos adoram jogar videogames — Thomas Suarez aprendeu sozinho a criá-los. Depois de desenvolver aplicativos para o iPhone como “Bustin Jeiber,” um jogo de “Marrete a Toupeira”, ele está agora usando suas habilidades para ajudar outras crianças a se tornarem criadores.

3. Beau Lotto e Amy O’Toole: A ciência é para todos, crianças incluídas

O que têm a ciência e a brincadeira em comum? O neurocientista Beau Lotto acha que todas as pessoas (crianças incluídas) devem participar na ciência e, pelo processo da descoberta, mudar perceções. É apoiado por Amy O’Toole, uma menina de 12 anos que, juntamente com 25 dos seus colegas de turma, publicou o primeiro artigo científico feito por crianças em idade escolar, revisto pelos seus pares, sobre o “Blackawton Bee Project” [“Projeto de Abelhas de Blackawton”]. Começa por: “Era uma vez…”

4. Miranda Wang e Jeanny Yao: Duas jovens cientistas quebram plásticos com bactérias

Uma vez criado, o plástico (quase) nunca desaparece. Enquanto estavam no 12º ano de estudos, Miranda Wang e Jeanny Yao foram em busca de uma nova bactéria para biodegradar plástico — especificamente para quebrar ftalato, um plastificante nocivo. Elas encontraram uma resposta surpreendentemente perto de casa.

5. Adora Svitak: O que adultos podem aprender com as crianças

Criança prodígio Adora Svitak diz que o mundo precisa do pensamento infantil: ideias arrojadas, criatividade selvagem e especialmente otimismo. Os grandes sonhos das crianças merecem altas expectativas, ela diz, começando com a boa vontade dos adultos em aprender com as crianças tanto quanto ensiná-las.

___

Gostou da playlist e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail