ShelterBox: transformando desespero em esperança

Neste momento, 60 milhões de pessoas ao redor do mundo estão desabrigadas, seja devido a desastres naturais ou até mesmo por conflitos. Para amenizar a situação destas pessoas, surgiu o ShelterBox, um projeto que visa fornecer abrigo e ferramentas para famílias que foram tiradas de suas casas, transformando o desespero em esperança.

Criado em 2000, ShelterBox tem o intuito de ajudar pessoas que perderam tudo, enviando a famílias uma grande caixa, contendo itens essenciais para sua sobrevivência, como: um abrigo, cobertor térmico, filtro de água, panelas, etc.

conteudo-shelter-box-inova-social

No tsunami de 2004, no Índico, eles ajudaram mais de 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade e até hoje mais de 11 mil famílias receberam sua ShelterBox em todo lugar do mundo: Peru, Afeganistão, Turquia, Japão, Sumatra, Chile, Sri Lanka, entre outros.

Em 2010, quando houve o terremoto que devastou o Haiti, a equipe se mobilizou e, em algumas horas, as caixas já estavam sendo enviadas às famílias desabrigadas.

As caixas são embaladas por voluntários, na Inglaterra, e então são enviadas de avião ou caminhão para as áreas afetadas. E é aí onde o trabalho começa de verdade. As ShelterBox chegam aos seus destinos da forma que for necessário: barco, helicóptero, tuk-tuk e até por burros de carga.

Voluntários treinados entregam os kits às famílias e treinam pessoas para que ela possam usar corretamente os equipamentos. Não é necessário apenas entregar as caixas, mas também há a preocupação de fazer com que os abrir sejam realmente seguros para todos.

cabana-shelter-box-inova

E, apesar de eles já contarem com um grande time de voluntários que trabalham para que as caixas cheguem às famílias, também é possível ajudar com doações. Para apoiar o projeto, mesmo de longe, você pode entrar em shelterbox.org/donate e escolher o valor que deseja doar (entre £10 e £230 ou mais) e também a periodicidade (apenas uma vez ou mensalmente).

Os idealizadores do projeto sabem que sempre haverá famílias necessitadas, mas – felizmente – também há pessoas querendo ajudar.

Caso queira saber mais sobre a ShelterBox, selecionamos dois vídeos falando um pouco mais sobre a iniciativa:

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail