Um antigo supermercado agora é um confortável abrigo para pessoas em situação de rua

Materiais quentes e táteis ajudam a criar uma sensação de “conforto de casa” dentro desse abrigo no norte de Londres, criado dentro de um antigo supermercado.

O Shelter from the Storm está localizado em Islington, norte de Londres, e oferece 42 leitos para pessoas desabrigadas, além de refeições e apoio na reabilitação dessas pessoas. O abrigo foi projetado pela Holland Harvey Architects e a ideia era que os ambientes transmitissem sensibilidade e conforto.

abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-01

“A questão da falta de moradia era um território novo para nós, por isso trabalhamos em estreita colaboração com organizações do terceiro setor para entender as necessidades dos hóspedes e os requisitos operacionais da instituição”, disse um representante do escritório de arquitetura. “Ficamos chocados ao saber que até um terço dos hóspedes têm emprego em período integral. Esses hóspedes são pessoas comuns que querem se sentir bem-vindos e seguros. Por isso, cada decisão do projeto teve como objetivo tornar o abrigo um ambiente acolhedor e familiar, permitindo privacidade e senso de propriedade sempre que possível.”

Telhas de cor terracota foram usadas para revestir um paredes e balcões de preparação, na cozinha e na sala de jantar do abrigo, oferecendo um contraste caloroso com as áreas de concreto exposto.

Cadeiras de madeira cercam cada uma das mesas, que vestem toalhas com estampas coloridas. Luminárias pendentes e vasos com plantas também foram espalhados pelo ambiente para completar a decoração. enquanto pisos de madeira revestem todo o espaço.

“Era importante que o abrigo não parecesse um espaço institucional, então selecionamos cuidadosamente materiais que eram caseiros e, ao mesmo tempo, robustos.

abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-12

Durante o dia, a área de convivência também funciona como um café para os moradores locais, em uma tentativa de incentivar canais abertos de discussão entre o público em geral e as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para melhorar ainda mais a “ideia de transparência”, o projeto conta com uma série de janelas amplas na fachada frontal do prédio, permitindo que os habitantes olhem para fora e os transeuntes na rua possam vislumbrar a área do café.

Segundo a Harvey Holland Architects, a comunidade da Arquitetura está em uma posição privilegiada e pode buscar soluções para o problema da falta de moradia nas cidades.

“Os arquitetos estão posicionados de forma única para identificar e facilitar oportunidades de bem social. Somos treinados para perceber coisas que muitas vezes são invisíveis, sugerir ideias inovadora e estamos frequentemente melhor posicionadas para encorajar parcerias com aqueles que têm os recursos para fazer uma diferença significativa para as pessoas das camadas mais vulneráveis da sociedade.”

Para saber mais sobre o projeto e as histórias das pessoas que encontram abrigo no Shelter From The Storm, confira o vídeo e as imagens abaixo:

abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-02
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-03
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-07
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-11
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-04
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-05
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-06
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-08
abrigo-shelter-from-the-storm-londres-holland-harvey-inovacao-social-inovasocial-09

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail