Os benefícios dos jardins verticais para as cidades

Mesmo se você nunca viu um jardim vertical ao vivo e a cores, provavelmente sabe do que estamos falando. Os jardins verticais são exatamente o que seu nome diz: peças de jardinagem que, ao invés de serem ficarem no chão, são instaladas nas paredes de construções – seja na área interna ou externa.

Agora, você já se perguntou quais são os benefícios dos jardins verticais, principalmente para as grandes metrópoles? Eles são muitos, e vão desde aspectos estéticos e fisiológicos até benefícios para o meio ambiente.

Elevado Presidente João Goulart (Minhocão), São Paulo
Elevado Presidente João Goulart (Minhocão), São Paulo

Os jardins verticais são uma ótima forma de maximizar o espaço limitado e recuperar espaços ao transformar algo vazio em um elemento esteticamente agradável e criativamente estimulante. Paisagistas costumam falar que eles são como uma tapeçaria natural em um prédio.

Já para o meio ambiente, os jardins verticais reduzem os efeitos das ilhas de calor urbanas e da poluição atmosférica. As ilhas de calor urbanas correspondem a cidades ou áreas metropolitanas que são significantemente mais quentes do que as áreas rurais circundantes, devido à atividade urbana.

Eles também limpam o ar externo de poluentes e poeiras, também ajudando a neutralizar os índices de carbono resultantes das emissões de combustível.

beneficios-jardins-verticais-cidades-bogota-colombia-inova-social-05
Aeroporto Changi, Singapura

As plantas melhoram a qualidade do ar interno e atuam como uma barreira natural de isolamento acústico. A superfície verdade bloqueia sons de alta frequência e, dependendo da composição de sua base, pode bloquear ruídos de baixa frequência.

Os jardins verticais aumentam a biodiversidade, criando habitats para aves e insetos. Eles podem, também, ajudar combater a perda de biodiversidade causada pela urbanização, além de ajudar a manter uma variedade de plantas e insetos. Outro ponto positivo é que as paredes verdes podem ser usadas para cultivar alimentos, como frutas pequenas, vegetais e ervas, criando um controle sustentável e local de fontes alimentícias.

Fisiologicamente falando, as plantas reduzem o stress. Segundo estudo realizado pela Universidade de Washington, pessoas que trabalham em um ambiente com plantas são 12% mais produtivas e menos estressadas.

beneficios-jardins-verticais-cidades-bogota-colombia-inova-social-01

Existem muitos estudos que confirmam o impacto positivo que espaços verdes podem proporcionar ao bem-estar de seres humanos. Em 1987, Jessie M. Honeyman descobriu que construções que apresentam e promovem acesso à vegetação causam um maior impacto em termos de saúde humana. Os edifícios verdes até se mostram grandes auxiliares durante a recuperação pós-operatória.

E, sim, os jardins verticais também podem fornecer benefícios econômicos! Eles tendem a aumentar o tráfego de pedestres em espaços de varejo, uma vez que as paredes vivas criam espaços nos quais as pessoas escolhem para passar o tempo.

À medida que os jardins verticais isolam e esfriam edifícios, fornecendo uma espécie de cobertor de segurança que protege a construção de poluentes atmosféricos, há também uma forte economia de dinheiro em reparos a longo prazo.

beneficios-jardins-verticais-cidades-bogota-colombia-inova-social-03
Aeroporto Heathrow, Londres

Por fim, os jardins verticais também criam empregos, já que requerem profissionais com experiência em uma série de áreas, como arquitetos, paisagistas, consultores de irrigação, etc.

Recentemente, o Aeroporto Heathrow (Londres) teve as paredes da área de embarque do Portão 25, no Terminal 3, cobertas por uma generosa camada de plantas. A parede conta com um conjunto de mais de 1.600 plantas, que proporcionam ar fresco e uma paisagem relaxante para aqueles que aguardam o embarque de seu voo.

O maior jardim vertical do mundo tem 85.000 plantas e fica em Bogotá (Colômbia). Ele cobre completamente um prédio residencial no coração da capital colombiana, e seu projeto é resultado de uma colaboração dos escritórios Exacta Proyecto Total, Paisajismo Urbano e Groncol, especialistas nesse tipo de criação.

Nomeado de Santalaia, o projeto possui mais de 3.117m² e é muito mais do que um jardim vertical, é um prédio vivo. Um grande pulmão verde que se destaca na paisagem da cidade.

Para conhecê-lo, assista ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail