ONU faz campanha para estimular uso de camisinha

No mês de fevereiro, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) usou o Dia Internacional do Preservativo (13/02) para iniciar uma campanha online que visa estimular o uso da camisinha. A campanha “Eu amo preservativo” está divulgando informações sobre esse método contraceptivo nas redes sociais da agência da ONU e alguns fatos curiosos, como a publicação abaixo, onde mostra que apenas 40% dos jovens relataram ter usado camisinha durante o sexo no ano anterior.

Segundo o último relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em 2015, havia cerca de 830 mil pessoas vivendo com HIV no Brasil. No mesmo ano, foram registradas 44 mil novas infecções pelo vírus no país. A prevalência do HIV em pessoas com idade entre 15 e 49 anos no Brasil varia de 0,4% a 0,7%.

Já de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 150 mil pessoas não sabem que são soropositivas. Entre os jovens que participaram da pesquisa, 74,8% declararam nunca terem feito o teste de HIV.

Vale lembrar que os preservativos podem ser obtidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde do SUS e são os únicos métodos contraceptivos de dupla proteção, que evitam ao mesmo tempo a gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, hepatites virais, sífilis, o vírus zika, entre outras.

O InovaSocial também está na luta contra o HIV e lançou um quiz interativo para quem quiser testar seus conhecimentos sobre prevenção e a doença. Para acessar, basta entrar no link “Quiz: HIV – Prevenir é sempre melhor!“. Faça o teste e veja se você sabe como aproveitar a folia com responsabilidade e se prevenir de doenças transmissíveis.

Fonte: ONU Brasil

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail