ODS nº 05: TED Talks sobre igualdade de gênero que vão mudar a forma como você vê essa questão

O quinto ODS da Agenda 2030, da ONU, tem foco na igualdade de gênero. São 9 metas que giram em torno do objetivo principal, que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Parece simples e nossas bolhas sociais podem até nos enganar, nos fazendo pensar que estamos quase lá, mas não é bem assim. Ainda há muito a ser feito para alcançarmos esse objetivo até 2030, mas saber que a conversa a respeito do assunto vem se tornando algo cada vez mais presente em nossas rotinas, já nos dá uma pontinha de esperança.

Para conferir todas as metas do ODS5, clique aqui.

A cada dia, mais pessoas ao redor do mundo estão começando a ficar mais atentas às discussões sobre gênero e igualdade de gênero, seja essa discussão sobre visibilidade trans, empoderamento das mulheres ou masculinidade tóxica. E, se você procura obter algum conhecimento sobre alguns desses tópicos, as TED Talks sobre gênero são um ótimo lugar para começar – certamente, muitas dessas palestras vão mudar a maneira como você pensa sobre gênero e igualdade de gênero.

Em cada uma das TED Talks que acontecem ao redor do mundo, você pode aprender com pessoas com pontos de vista poderosos, diversos e instigantes, e hoje trazemos aqui uma seleção com 5 apresentações que, definitivamente, valem o tempo investido.

Aqui, no InovaSocial, nós somos muito fãs das TED Talks (e também das TEDx Talks), principalmente por essa ser uma plataforma maravilhosamente acessível para a edução, onde suas centenas de apresentações disponíveis geram discussões sobre tópicos que vão desde o feminismo e o amor, até jogos e política. Então, hoje, vamos aprender um pouco mais sobre gênero e igualdade de gênero, com uma seleção especial de palestras que vão mudar a forma como você vê essas questões.

  • Elizabeth Nyamayaro: Um convite aos homens que querem um mundo melhor para as mulheres

Em todo o mundo, as mulheres lutam pela igualdade no que se refere a questões básicas, como o direito a dirigir e a se casar quando for de sua vontade. Mas como convocar todos, homens e mulheres, a serem aliados pela mudança? Conheça Elizabeth Nyamayaro, criadora da campanha #HeForShe, no Twitter, que gerou 1,2 bilhão de conversas sobre um mundo mais igualitário. Ela nos convida a todos para nos juntarmos como aliados em nossa humanidade compartilhada.


  • Norman Spack: Como eu ajudo jovens transgêneros a serem o que eles querem ser

A puberdade é uma época constrangedora para todos, mas para os adolescentes transgêneros pode ser um pesadelo, ao crescerem toda noite em corpos em que não se sentem confortáveis. Em uma conversa sincera, o endocrinologista Norman Spack conta uma história pessoal de como ele se tornou um dos poucos médicos nos Estados Unidos a tratar menores de idade com terapia de substituição de hormônios. Ao deixar fora os efeitos da puberdade, Spack dá aos adolescentes trans o tempo que precisam.


  • Eman Mohammed: A coram para contar uma história escondida

Eman Mohammed é uma das poucas fotojornalistas na Faixa de Gaza. Embora abertamente evitada por muitos dos seus colegas, obteve acesso a áreas negadas aos homens. Nesta palestra curta e visual, Eman critica as normas sexistas de sua comunidade, trazendo luz a histórias escondidas.


  • Musimbi Kanyoro: Para solucionar os maiores problemas do mundo, invistam nas mulheres e nas garotas

Como CEO do Global Fund for Women, Musimbi Kanyoro trabalha para apoiar mulheres e suas ideias para que elas possam expandir e crescer. Ela nos apresenta o conceito maragoliano de “isirika” – um modo de vida pragmático que abraça a responsabilidade mútua de cuidarmos um do outro – algo que ela vê em mulheres praticando no mundo inteiro. E ela destaca que aqueles que têm mais devem dar mais às pessoas que se esforçam para melhorar suas comunidades. “Imagine como seria se você abraçasse isirika e tornasse-a seu padrão”, Kanyoro diz. “O que poderíamos alcançar pelos outros? E pela humanidade?” Vamos descobrir – juntos.


  • Michael Kimmel: Por que a igualdade de gênero é boa para todos – incluindo os homens

Sim, todos sabemos que é a coisa certa a fazer. Mas Michael Kimmel torna engraçado, surpreendente e prático o caso de tratar igualmente homens e mulheres no local de trabalho e em casa. Não é um jogo que resulta em zero, mas na vitória mútua que irá resultar em mais oportunidades e mais felicidade para todos.

___
Gostou da playlist e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail