Madri Rio: Um exemplo de solução de impacto para metrópoles

Madri Rio: Um exemplo de solução de impacto para metrópoles

Qualidade de vida é um assunto que tem entrado em discussão cada vez mais. Um reflexo da geração Y, atualmente grande parcela da força de trabalho e que tem buscado muito mais propósitos, do que ganhos materiais. Querem salários justos, mas também querem tempo com a família. Este tipo de pensamento também impacta na cidade como um todo.

Estamos repensando o modo como aplicamos a mobilidade urbana nas grandes metrópoles. Um exemplo vanguardista deste pensamento é a cidade de Madri e a sua “Madrid Rio”. Localizado às margens do rio Manzanares, o projeto dos arquitetos Gines Garrido e Adriaan Geuze, em conjunto com vários outros escritórios locais, transformou grandes avenidas da capital espanhola em um parque e área de convivência com mais de 42km de extensão.

Idealizado entre os anos de 2007 e 2011, além de ser composto por 47 subprojetos e um orçamento total de 280 milhões de euros, a área com 8 mil m² deu espaço para trinta quilômetros de ciclovia e 428 hectares de zona verde. Isso tudo sem abrir mão dos 200 mil veículos que transitavam nas marginais, já que todos foram redirecionados para túneis na região e as ciclovias incentivaram alguns moradores a trocar o veículo quatro rodas por duas.

Se formos pensar neste tipo de projeto para cidades brasileiras, poderíamos apenas imaginar quão positivo seria o impacto ambiental e estrutural em metrópoles como São Paulo e Recife. Só na capital paulista, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são mais de 8 milhões de carros pela cidade. Imagine uma parcela disso dando espaço para mais áreas verdes? Ainda falando sobre São Paulo, são 650 mil árvores distribuídas pela cidade (para se ter uma ideia de grandeza, apenas no projeto Madrid Rio foram plantadas 33 mil árvores).

Este é um ponto interessante e com base científica. Segundo algumas pesquisas, existe um efeito chamado “Cegueira Botânica”, que nos faz ignorar as áreas verdes da cidade e isso tem um impacto negativo no planejamento da cidade. Caso queira saber mais sobre este efeito, indico assistir esta edição do SPTV, jornal local da Globo-SP.

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