Por que Los Angeles pintou seu asfalto de branco no verão

Se você já andou descalço no asfalto em um dia quente de verão, sabe bem que a superfície está extremamente quente. Tal fato não seria uma grande questão se esse fosse o único problema causado pelo calor do sol em contato com as ruas da cidade. Mas a verdade é que o asfalto quente leva mais calor aos seus arredores, causando um aumento considerável na temperatura em áreas muito pavimentadas. Esse é o caso da cidade de Los Angeles (Califórnia, EUA), onde os efeitos das ilhas de calor são uma real preocupação.

ruas-brancas-los-angeles-inova-social-05

Pensando nisso, a prefeitura da cidade usou, durante o seu verão, um recurso que pode ser a solução para o problema. Para combater as temperaturas das ruas, que chegam a atingir 60 °C, a cidade de Los Angeles deu início a um projeto piloto para testar o “pavimento frio.” 15 ruas foram cobertas por uma tinta branca com asfalto em sua base, um substância que pôde esfriar as ruas, fazendo com que a temperatura caísse por até 10 °C, também esfriando os edifícios à sua volta.

Isso pode não parecer muito, mas de acordo com um relatório da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, se 35% das ruas de LA fossem cobertas por uma superfície refletora como a que está sendo usada, isso se traduziria em uma queda de temperatura de 1 °C em toda a cidade, o que significaria uma economia de energia de cerca de US$ 100 milhões ao ano.

Para conferir a aplicação, assista ao vídeo abaixo:

ruas-brancas-los-angeles-inova-social-04

ruas-brancas-los-angeles-inova-social-02

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail