Ideias que mudam o mundo: Fast Company anuncia os vencedores de 2018

Pelo segundo ano, a revista Fast Company elegeu os vencedores do World Changing Ideas Awards, premiação que destaca negócios, políticas e organizações que estão transformando o futuro da sociedade em um cenário mais equitativo e sustentável. Dividido em 12 categorias, o júri da Fast Company reuniu empreendedores sociais, investidores de risco, designers e pensadores de diversas áreas. Dos quase 1400 inscritos, apenas 240 foram escolhidos para uma lista de finalista. Confira as ideias vencedoras abaixo:

  • Categoria: Saúde / Vencedor: Lia, Lia Diagnostics

A startup americana Lia Diagnostics desenvolveu um teste de gravidez produzido a partir de materiais biodegradáveis, que, segundo a marca, é o primeiro teste de gravidez desse tipo no mundo todo. A solução já foi destaque aqui no InovaSocial no começo do ano e você pode conhecer detalhes do Lia neste link.

  • Categoria: Excelência Geral / Vencedor: Empatico, Kind Foundation

Criada por Daniel Lubetzky, um imigrante mexicano e filho de um sobrevivente do Holocausto, a Empatico é uma plataforma gratuita de videoconferência e educação digital. Com planos de aula interativos e desenvolvidos para conectar alunos de todo o mundo, o sistema necessita apenas de um computador com câmera e conexão à internet. O objetivo, segundo Lubetzky, é – por meio da empatia – desenvolver uma plataforma de educação diversificada com alunos e professores de vários países.

  • Categoria: Publicidade / Vencedor: Humanium, Great Works

O Humanium é um novo metal à base de… armas de fogo. O projeto pro bono das agências Great Works e Åkestam Holst, de Estocolmo, é uma campanha que visa transformar as armas de fogo em uma nova matéria prima, que seria vendida para artistas e seus rendimentos direcionados para organizações que lutam contra a pobreza e violência nas áreas de onde as armas foram confiscadas.

  • Categoria: Aplicativo / Vencedor: GreyMatters, GreyMatters Care

O GreyMatters é um aplicativo para iPad que organiza músicas, fotos e histórias da vida de uma pessoa em formato de livro. Indicado para pessoas que sofrem de Alzheimer, o aplicativo também funciona como uma ferramenta de suporte para cuidadores, como uma forma de amenizar o estresse da relação com pacientes.

  • Categoria: Produto de consumo / Vencedor: HelpUsGreen, Kanpur Flowercycling

Como diminuir a poluição do rio Ganges e gerar trabalho para mulheres de baixa renda? A startup indiana da dupla Ankit Agarwal e Karan Rastogi coleta milhões de toneladas de flores deixadas em templos e mesquitas, que, por razões religiosas, não são jogadas em aterros e acabam no rio, e as transformam em sabonetes, incensos e embalagens ecológicas. No processo, a HepUsGreen ainda gera emprego para mulheres de baixa renda.

  • Categoria: Tecnologia em desenvolvimento / Vencedor: DigiFarm, Vodafone

A DigiFarm é uma plataforma agrícola móvel baseada em texto para usuários com celulares simples. Por meio dela, os agricultores podem acessar informações sobre pecuária, cultivo e horticultura, além de ter acesso a microcrédito e descontos em insumos, como sementes e fertilizantes. Lançada em março deste ano, a plataforma já conta com 800 mil agricultores cadastrados.

  • Categoria: Energia / Vencedor: ET-One, Thor Trucks

Apesar da Tesla tentar abocanhar grande parte do mercado de carros elétricos, existem outros jogadores nesta disputa. O ET-One, da Thor Trucks, é uma solução para caminhoneiros que fazem transportes locais e curtas distâncias. O veículo pode carregar 36 toneladas e percorrer pouco mais de 480 km com uma única carga.

et-one-caminhao-eletrico-inova-social

  • Categoria: Comida / Vencedor: Joyn Bio, Gingko Bioworks e Bayer

Um dos grandes problemas da agricultura atual são os produtos químicos usados na produção de alimentos, entre eles, os fertilizantes sintéticos à base de nitrogênio. Foi pensando em desenvolver uma solução ecológica para isso, que a empresa de engenharia biológica Gingko Bioworks e a Bayer desenvolveram uma linha de micróbios que vivem em harmonia com algumas plantas, enquanto produz nitrogênio para alimentar naturalmente as raízes. Atualmente algumas leguminosas, soja e ervilha já funcionam com a solução, mas o objetivo é atingir agriculturas básicas como milho, trigo e arroz.

  • Categoria: Saúde / Vencedor: Em Busca dos Corais, Exposure Labs

O documentário “Em Busca dos Corais” mostra como recifes de corais estão morrendo em proporções gigantescas e impactando diretamente nas mudanças climáticas. O documentário está disponível no Netflix – acesse este link – (com legenda em português).

  • Categoria: Transporte / Vencedor: Alice Commuter, Eviation

Em cinco anos, se você quiser ir de São Francisco a San Diego, será possível fazer o trajeto por meio de um avião elétrico e com um bilhete mais barato do que o de trem. Pelo menos é isso que propõe a startup israelense Eviation com o Alice Commuter, um avião elétrico com nove lugares e que fará o seu primeiro voo comercial em 2021.

  • Categoria: Design Urbano / Vencedor: Los Angeles ADU Project, Los Angeles Innovation Team

O penúltimo vencedor do World Changing Ideas Awards é algo que chamamos por aqui de “puxadinho”. Com os aluguéis subindo desde 2011, a equipe de inovação da cidade de Los Angeles desenvolveu uma solução para potencializar os terrenos das casas. A “unidade de habitação acessória” (ADU) são casas construídas no quintal de outra casa e contam com um novo mecanismo de financiamento e ausências de taxas.

  • Categoria: Estudante / Vencedor: Warm Wall, Lauren E. Lee

O Warm Wall é um revestimento de parede aquecido e suavemente curvado, que permite as mulheres aliviarem as cólicas menstruais. O objetivo da designer americana é que as mulheres possam se reunir em áreas específicas para compartilhar experiências e iniciar conversas em torno de um tema pouco discutido, mas que atinge um grande percentual das mulheres.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail