Home Office: de antes da internet ao espaço de coworking

Antes da criação da internet, trabalhar em casa era um estilo de vida para um número extremamente reduzido de profissionais, muitas vezes adotado por ser mais econômico ou até mesmo pela praticidade. Hoje, este vem se tornando um hábito cada vez mais comum entre profissionais de diversas áreas. Publicitários, jornalistas, designers, advogados, contadores, programadores, entre outros – a lista é extensa – estão apostando em um estilo de trabalho diferente, mais flexível e até mesmo mais confortável.

Se antes, ter um escritório fixo era essencial para gerir sua empresa e seus funcionários, hoje isto não é imprescindível. Da mesma forma que a internet conecta empresas mundo afora, também vemos isto sendo feito em pequenas operações também. E esta medida não é apenas tomada para diminuir gastos, mas principalmente porque pode-se observar um amento na performance de trabalho de profissionais adeptos ao home office.

Mas o que, de fora, muitas vezes é visto como o emprego dos sonhos, também possui suas peculiaridades, assim como qualquer outra função. Seja pela necessidade de uma maior interação com outras pessoas, por motivos de infraestrutura ou até mesmo visando proporcionar a clientes um ambiente agradável para um reunião de negócios presencial, por exemplo, os espaços de coworking vêm mudando a rotina de muitos profissionais que optaram pelo home office, seja trabalhando de forma independente ou até mesmo como funcionário de uma empresa sem escritório fixo.

A ideia do coworking surgiu nos Estados Unidos, em 2005, como ideia do engenheiro de software Brad Neuberg; é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação.

Ao redor do mundo, há centenas de empresas que oferecem a pessoas de inúmeras áreas esse tipo de serviço e, no Brasil, ainda existem iniciativas que disponibilizam tais espaços de graça, com um ambiente de trabalho agradável, inspiradores e proporcionando uma experiência enriquecedora.

Campus São Paulo (São Paulo, SP)

google-campus-coworking-inova-social

google-campus-02-coworking-inova-social

FIAP Working Space (São Paulo, SP)

fiap-coworking-inova-social

Agora Collective (Berlim, Alemanha)

agora-colective-coworking-inova-social

Hubud (Bali, Indonésia)

hubud-coworking-inova-social

hubud-02-coworking-inova-social

Coworkshop (Paris, França)

coworkshop-coworking-inova-social

Brooklyn Boulders (Brooklyn, Nova York)

somerville-coworking-inova-social

Hub Australia (Adelaide, Austrália)

hub-australia-coworking-inova-social

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail