Criando novos hábitos sustentáveis em 2019

Janeiro é o momento em que as pessoas normalmente traçam suas metas para o ano que está começando. Geralmente são objetivos relacionados a saúde, dinheiro e relacionamentos, mas já está na hora de atualizar essa lista. Que tal também fazer resoluções sustentáveis?

2018 foi um dos anos mais quentes já registrados, e a elevação das temperaturas e as mudanças relacionadas ao clima estão afetando o Ártico, a vida selvagem e as pessoas em todo o mundo. É importante ficar de olho nas decisões que gestores públicos tomam com relação ao meio ambiente, mas também é possível tomar pequenas atitudes individuais que têm um grande potencial de mudança quando adotadas por um grande número de pessoas. Consumir menos carne vermelha e reciclar resíduos orgânicos são ações que também podem ajudar o meio ambiente.

Aqui estão três novos hábitos para criar em 2019:

1. Troque garrafas plásticas de água por uma garrafa reutilizável

Neste exato momento, os humanos ao redor do mundo estão comprando milhões de garrafas plásticas. O plástico é particularmente ruim para o meio ambiente porque polui o oceano, matando animais marinhos. Nos últimos 30 anos, a Ocean Conservancy, um grupo de defesa ambiental, removeu mais de um milhão de toneladas de lixo plástico dos oceanos do mundo para tentar ajudar a resolver esse problema. Por isso, é preciso investir em uma garrafa reutilizável. Você também pode reduzir o desperdício de plástico parando de usar canudos. Mesmo que os canudos de plástico sejam essenciais para algumas pessoas com deficiência, mas se esse não é o seu caso, os canudos de inox e de vidro estão na moda mais do que nunca e podem ser encontrados em uma simples busca no Google.

2. Foque em uma dieta variada e diminua o consumo de carne para explorar opções de alimentos vegetais

Se você não tem pretensão de começar uma dieta vegetariana, não precisa cortar a carne de todas as suas refeições, comece aos poucos – uma boa ideia é participar da Segunda Sem Carne, que é uma iniciativa que incentiva as pessoas a abandonarem a carne uma vez por semana. O consumo de carne não é algo bom para o meio ambiente porque a produção de carne de cordeiro e bovina gera altos níveis de emissões de gases do efeito estufa, segundo o Environmental Working Group. Comprando menos carne, você também poderá usar o dinheiro economizado para consumir carne produzida de forma sustentável. E essa também é uma oportunidade divertida de explorar novas receitas.

Não existe um número exato ou cálculo que possa garantir que suas opções de alimentação têm um impacto positivo no meio ambiente. Mas é importante seguir na direção certa e influenciar a indústria de alimentos a investir em opções que não poluem o planeta, nem contribuem para as mudanças climáticas, isso sem mencionar em como esses novos hábitos alimentares podem fazer com que você apoie o pequeno produtor e o mercado de alimentos orgânicos – mercados que têm se tornado cada vez mais importantes para a economia do mundo todo.

3. Pare de jogar comida no lixo e monte uma pilha de compostagem

Evite jogar fora seus restos de comida, seja um sanduíche inteiro ou uma fatia de pizza comida pela metade. Esse lixo não desaparece magicamente do planeta após o caminhão de lixo passar em rua, ele é enviado para um aterro sanitário, que então cria metano, um poderoso gás de efeito estufa. Em outras palavras: outros milhões de pedaços de pizzas desperdiçados diariamente no mundo inteiro contribuem para as mudanças climáticas.

A compostagem é uma opção engenhosa e mais barata que pode ser praticada a longo prazo. Use adubo natural (como cascas de frutas, verduras e ovos, por exemplo) para fertilizar seu gramado e você não terá que comprar adubo químico, o que também prejudica o meio ambiente. Monte uma pilha de compostagem em seu quintal ou considere comprar uma lixeira de compostagem de baixo custo. Se você não tem um jardim ou simplesmente prefere que o lixo fique longe de casa, pesquise por serviços de compostagem em sua cidade.

Por mais que as resoluções de Ano Novo sejam algo para o futuro, precisamos fazer nossa parte para proteger o meio ambiente para garantir que haja um futuro – pelo menos um futuro em que gostaríamos de viver. Portanto, este ano, lembre-se de que suas escolhas individuais, não importa se você as considera grandes ou pequenas, causam impacto em sua comunidade local e, inevitavelmente, no mundo. Por isso, é importante se dedicar para que essas ações sejam, em sua maioria, positivas – para nós e para o planeta.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail