Growmore: Uma solução para a agricultura do futuro

No primeiro podcast do ano, “O futuro é agora! As tendências para 2018” (ouça abaixo), falamos sobre os desafios no campo da alimentação e da agricultura. Infelizmente, não deu tempo para abordar um dos grandes problemas desta questão, que são os espaços para plantio. Como podemos alimentar o planeta e, ao mesmo tempo, não destruir o bioma nativo? Se fosse arriscar um palpite, eu diria que as hortas domésticas e as micro agriculturas urbanas serão elementos importantes neste campo. A agricultura é uma das atividades mais antigas do homem, mas, muitos de nós, esquecemos como sequer plantar um pé de feijão. Esquecemos que o alface não nasce na gôndola do supermercado ou que podemos ter verduras frescas em casa (independente do tamanho da sua residência).

O escritório de arquitetura dinamarquês Husum & Lindholm desenvolveu o Growmore, uma estrutura de hortas modulares para espaços urbanos, focando na produção de alimentos locais e compartilhados. O sistema, composto por vasos e juntas articuladas, permite que, por exemplo, um condomínio tenha a sua própria micro fazenda adaptada ao espaço disponível. Além disso, o projeto é open source, ou seja, qualquer pessoa pode adaptar o Growmore para a sua necessidade, sem que tenha que investir muito.

01-growmore-agricultura-horta-urbana-modular-inovasocial

02-growmore-agricultura-horta-urbana-modular-inovasocial

Em entrevista para o site Dezeen, durante a Bienal de Arquitetura de Seul (onde o projeto foi oficialmente apresentado), Lindholm reforçou o aspecto modular do projeto. “É como um sistema Lego. Você realmente pode montar do jeito que quiser”. A parte curiosa é que o Growmore é uma versão atualizada do Growroom, projeto desenvolvido no Space 10, um laboratório colaborativo de design, arte e tecnologia da IKEA, a famosa empresa sueca de móveis que tem como principal característica produtos que podem ser montados pelos próprios clientes.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail