Conheça o fermentador caseiro criado por estudantes britânicos

fermentador-brinery-royal-academy-of-art-03

The Brinery, é um fermentador caseiro projetado por um grupo de estudantes da Royal College of Art (Londres, UK), com a intenção de recuperar o interesse da população no processo de preservação de vegetais. A ferramenta incentiva os usuários a conservar restos de comida – como cenouras não consumidas ou cascas de frutas – ao invés de jogá-los no lixo.

Usando a fermentação, vegetais podem ser resgatados do fundo da geladeira para serem preservados por meses, se transformando em uma rica fonte de bactérias probióticas.

“Entre o fresco e o apodrecido, existe um espaço criativo no qual surgem os sabores mais atraentes,” diz Patrick Ghosh, integrante do grupo criador do Brinery. “Molhos, condimentos e conservas. As possibilidades são infinitas.

fermentador-brinery-royal-academy-of-art-02

Alimentos em conserva não são uma novidade, mas a grande melhoria aqui está no frasco do qual o Brinery é composto. Geralmente, esse processo é feito em recipientes escolhidos aleatoriamente em casa, mas tal prática pode não ser tão segura para a saúde, já que o processo feito em um recipiente qualquer pode causar mofo como resultado de uma contaminação. O recipiente interior do Brinery deixa que os alimentos sejam removidos da conserva sem que mãos ou utensílios toquem o alimento. Com os frascos tradicionais, a tampa precisa estar frouxa para liberar o gás carbônico que resulta da fermentação, já o Brinery permite que o gás escape mesmo com a tampa completamente fechada.

Para ver o Brinery funcionando, assista ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail