Dia Mundial do Meio Ambiente: Como combater a poluição atmosférica?

Este ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente (que é realizado todo dia 5 de junho) foi #CombaterAPoluiçãodoAr. A ideia é incentivar que todos considerem como podemos fazer mudanças em nossa vida cotidiana para reduzir a quantidade de poluição do ar que produzimos.

Abaixo você encontra uma lista de 5 ideias inovadoras que podem ajudar a reduzir a poluição do ar nas cidades:

1. Transformando passos em eletricidade
dia-mundial-meio-ambiente-poluicao-ar-atmosferica-inovacao-social-inovasocial-02
Imagem: Shutterstock

Todos os dias, bilhões de pessoas se deslocam pelas cidades. Seja durante um percurso curto ou longo, em algum momento do dia a maioria dessas pessoas irá fazer algum tipo de caminhada. Mas esses passos podem fazer muito mais do que apenas levar alguém do ponto A ao ponto B, eles também podem se transformar em eletricidade. A tecnologia usada para fazer com que isso seja possível é um sistema de piso personalizado multifuncional. Conforme as pessoas pisam nas superfícies, seu peso faz com que os geradores de indução eletromagnética desloquem-se verticalmente, o que resulta em um movimento rotatório que gera eletricidade fora da rede.

Usando esse método, um único passo pode gerar energia suficiente para acender uma lâmpada LED por aproximadamente 20 segundos. A tecnologia Bluetooth dentro da passarela também pode se conectar a aplicativos móveis para que as pessoas possam acompanhar a quantidade de energia que geraram.

2. Trocar a cultura automóvel pelo transporte público
dia-mundial-meio-ambiente-poluicao-ar-atmosferica-inovacao-social-inovasocial-01
Imagem: Shutterstock

Vancouver registrou uma redução de 6% em suas emissões de carbono desde 1990, apesar de um crescimento de quase 30% na população e um crescimento de 18% nos empregos.

A mudança de uma cultura centrada no carro para um maior uso do transporte público é uma das razões pelas quais a cidade também tem um dos ares mais limpos do mundo.

3. Combater a poluição urbana com tecnologia verde
dia-mundial-meio-ambiente-poluicao-ar-atmosferica-inovacao-social-inovasocial-03
Imagem: Green City Solutions / Divulgação

Todos os dias, 90% dos habitantes das cidades respiram ar poluído, o que causa 7 milhões de mortes em todo o mundo anualmente.

CityTree é uma nova tecnologia, criada pela Green City Solutions, que limpa o ar ocupando apenas 1% do espaço que seria necessário para as 275 árvores reais que ele substitui. Sua tecnologia de cultura de musgos limpa a poluição atmosférica da cidade onde o qualidade de ar é ruim e a poluição é pesada. Alimentada por painéis solares, a estrutura viva também coleta a água da chuva e a redistribui automaticamente usando um sistema de irrigação embutido.

4. Trocar a economia linear pela economia circular
dia-mundial-meio-ambiente-poluicao-ar-atmosferica-inovacao-social-inovasocial-04
Imagem: Shutterstock

Oslo, capital da Noruega, possui sistema de gerenciamento de resíduos com base circular que é conhecido globalmente. Todo resíduo produzido na cidade torna-se matéria-prima na produção de novos produtos, como novos produtos plásticos, bio-metano, biofertilizante ou como calor e energia elétrica. Além disso, o biogás produzido a partir de bio-resíduos e esgotos urbanos é usado para abastecer os ônibus e caminhões de lixo de Oslo.

5. Alimentar o futuro através da cogeração
dia-mundial-meio-ambiente-poluicao-ar-atmosferica-inovacao-social-inovasocial-05
Imagem: Shutterstock

Mais de 65% da população da África Subsaariana vive sem eletricidade. Como um processo para produzir calor e energia, a cogeração é uma das opções mais limpas e acessíveis disponíveis, alcançando alta eficiência ao usar um combustível para gerar dois tipos de energia. Ao reduzir o desperdício, as usinas de cogeração geralmente convertem de 75% a 80% da fonte de combustível em energia utilizável, em comparação com sistemas atuais que convertem apenas cerca de 45%. Softwares inovadores com controles e algoritmos inteligentes podem aproveitar a integração de Inteligência Artificial, permitindo que nos integremos aos recursos de energia renovável e levemos a cogeração à próxima onda de infraestrutura sustentável.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos:

Imagem destaque: Shutterstock

Texto originalmente publicado por Responsible Business e traduzido por InovaSocial

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail