Estudantes criam móveis para pessoas desabrigadas

moveis-refugiados-inova-social-06

A crise dos refugiados tornou-se um assunto cada vez mais importante para arquitetos e designers, tendo em vista a piora da situação nos últimos anos. Com isso em mente, estudantes da Lahti University of Applied Sciences (Finlândia) desenvolveram uma coleção de móveis para a crescente crise de refugiados e para pessoas que tiveram suas vidas afetadas por desastres naturais. Os modelos são resultado de um projeto de pesquisa chamado Rehome, que incentivou os estudantes a criarem produtos temporários para pessoas que tiveram que sair repentinamente de suas casas.

“A principal ideia por trás do Rehome foi desenvolver produtos temporários que pudessem suprir necessidades primárias de seres humanos que perderam seus lares se forma repentina,” disse Iida Nordgren, integrante do grupo.

Os móveis criados no projeto têm baixo custo de produção e podem ser manufaturados de forma automática. A cama de papelão, por exemplo, pode ter 3.500 peças produzidas em uma hora – e nenhuma ferramenta é necessária para a montagem.

moveis-refugiados-inova-social-01

Os alunos apresentaram uma lista de coisas que atenderiam “as necessidades humanas mais urgentes” que eles identificaram, como camas, e produtos que fornecem privacidade e interação social. Foram utilizados materiais de baixo custo, como madeira compensada e papelão. Para tornar a montagem o mais eficiente possível, os designers optaram por um método de fendas – o que significa que cada peça também pode ser desmontada de forma rápida e fácil.

Os designers criaram essas peças também considerando a necessidade de deslocamentos, e acreditam que cada modelo possa servir para atender a festas e acampamentos.

As peças foram expostas na Semana de Design de Helsinque deste ano, que aconteceu no início de setembro.

Para conhecer todos os móveis criados pelos alunos, confira as imagens abaixo:

moveis-refugiados-inova-social-07

moveis-refugiados-inova-social-05

moveis-refugiados-inova-social-03

moveis-refugiados-inova-social-05

moveis-refugiados-inova-social-02

moveis-refugiados-inova-social-04

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail