Como revitalizar uma cidade?

Cheias de energia e em constante crescimento, as cidades são o coração da sociedade. Hoje, selecionamos uma série de TED Talks que oferecem formas viáveis de revigorar e fortalecer as metrópoles que amamos.

  • Amanda Burden: Como os espaços públicos fazem as cidades funcionarem

Mais de 8 milhões de pessoas estão amontoadas para viver em Nova Iorque. O que torna isso possível? Em parte, são os grandes espaços públicos da cidade, desde pequenos parques pequenos até longos passeios à beira-mar, onde as pessoas podem passear e brincar. Amanda Burden ajudou a planejar alguns dos mais recentes espaços públicos da cidade, com base em sua experiência como, surpreendentemente, uma comportamentalista animal. Ela compartilha os desafios inesperados de planejar parques que as pessoas amem, e por que isso é importante.


  • Theaster Gates: Como revitalizar um bairro, com imaginação beleza e arte

Theaster Gates, oleiro de profissão e ativista social por vocação, queria fazer algo com relação ao estado lamentável de seu bairro no lado sul de Chicago. E assim ele fez, transformando casas abandonadas para criar centros comunitários que conectam e inspiram aqueles que ainda vivem lá, e atraem quem vem de fora. Nesta apaixonante palestra, Gates fala sobre os seus esforços para construir uma “pequena Versalhes” em Chicago, e compartilha sua fervorosa crença de que a cultura pode ser uma catalisadora para a transformação social em qualquer cidade, em qualquer lugar.


  • Ole Scheeren: Por que a boa arquitetura deveria contar uma história

Para o arquiteto Ole Scheeren, as pessoas que vivem e trabalham num edifício são, tanto quanto o concreto, o aço e o vidro, parte daquela construção. Ele pergunta: “Será que a arquitetura poderia estimular a colaboração e a contação de histórias, em vez de tratar do isolamento e a hierarquia de um típico arranha-céu? Visite cinco das construções de Scheeren, desde uma torre vergada, na China, a um cinema flutuante, no oceano na Tailândia, e descubra as histórias por detrás delas.


  • Alessandra Orofino: É a nossa cidade. Vamos consertá-la.

Com frequência as pessoas se sentem excluídas da política, até mesmo no nível de suas próprias cidades. Mas a ativista urbana Alessandra Orofino acredita que isso possa mudar, utilizando uma mistura de tecnologia e antiquadas conexões humanas. Compartilhando exemplos de sua cidade natal, o Rio de Janeiro, ela diz: “Cabe a nós decidir se queremos escolas ou estacionamentos, projetos de reciclagem ou canteiros de obras, carros ou ônibus, solidão ou solidariedade.”


  • Jeff Speck: A cidade “caminhável”

Como resolver o problema dos subúrbios? O urbanista Jeff Speck mostra como podemos nos libertar da dependência de carros — que ele chama de “dispositivos protéticos, que expelem fumaça, gastam tempo e ameaçam a vida” — tornando nossas cidades mais ‘caminháveis’ e agradáveis para as pessoas.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos: Imagem Destaque – TierneyMJ / Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail