Conheça esta incrível biblioteca pública do nordeste da França

Na arquitetura, bibliotecas acompanham seu tempo, mudando, evoluindo e se modificando. Agora, vivemos uma reinvenção tecnológica e a mídia deixa de ser totalmente física e também se torna digital. A maior contribuição que uma biblioteca pode ter para uma comunidade é ser mais do que um repositório de livros, como um farol que atrai pessoas.

Thionville, uma cidade do Nordeste da França – próxima à fronteira com Luxemburgo –, inaugurou uma biblioteca que encarna esse conceito. Com um projeto desenvolvido pelo escritório Dominique Coulon and Associates (de Estrasburgo), o espaço está repleto de detalhes destinados a promover a convivência em comunidade. O principal objetivo de tudo é que a biblioteca se torne uma espécie de sala de estar coletiva da cidade. Para atrair diferentes tipos de pessoas, o projeto conta com salas que têm personalidades distintas, com diferentes móveis na decoração e muitos espaços ao ar livre.

Segundo os arquitetos, seu objetivo é que esse se torne um modelo para as bibliotecas, onde a mídia não é a única atração principal, mas sim um lugar onde a criatividade e a convivência são muito especiais também.

Dentro da biblioteca, existem ambientes para atividades variadas: leitura, prática de música, reuniões, descanso e até mesmo espaços para almoçar ou tomar um café; deixando cada vez mais de lado a imagem que vem à cabeça de uma biblioteca antiga e empoeirada e trazendo para perto o conceito de um escritório tecnológico.

As bibliotecas têm sido por muito tempo o símbolo da criatividade e do pensamento livre; a tecnologia nos permite ter acesso a todo tipo de conteúdo – livros, filmes ou músicas – de forma ilimitada, não importando a época ou o local onde estamos. E por que não juntar os dois? O projeto de Thionville mostra que reinventar espaços é algo importante para a comunidade, transformando aquilo que estava esquecido em algo mais popular que nunca.

Para conhecer o projeto, selecionamos imagens que retratam bem tudo o que falamos e também aproveitamos para compartilhar um curta, mostrando toda a estrutura e o ambiente. É algo admirável!

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-01

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-02

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-03

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-112

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-122

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-10

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-08

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-06

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-05

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-07

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-04

biblioteca-publica-thionville-franca-inova-social-09


___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Olá! Seja bem-vindo ao inovaSocial. Para não perder as nossas próximas novidades e receber conteúdo exclusivo, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail
Fique tranquilo, nós nunca enviaremos spam