Motivos pelos quais as cidades precisam de mais árvores

As árvores melhoram a qualidade de vida nas cidades por inúmeras razões. Apesar disso, durante muitos anos, a quantidade de árvores em áreas urbanas vem diminuindo ao redor do mundo.

Por isso, é sempre importante sempre enfatizar os principais motivos pelos quais precisamos de árvores em nossos ambientes urbanos. E aqui estão alguns deles:

arvores-ruas-cidades-inova-social-03

  • Visual

Poucas coisas podem se comparar com o impacto estético e o interesse sazonal que as árvores oferecem ao ambiente urbano. Elas são um grande atrativo visual para qualquer área e podem melhorar significativamente a imagem de uma paisagem urbana em todas as fases do ano.

  • Qualidade do ar

As árvores também ajudam a remover o carbono do ar, que é absorvido e armazenado como celulose em seus troncos, ramos e folhas (um processo conhecido como sequestro de carbono). A plantação de árvores ainda é uma das formas mais rentáveis de extrair dióxido de carbono da atmosfera. Uma única árvore madura pode absorver CO2 a uma taxa de mais de 21kg ao ano e liberar oxigênio suficiente de volta à atmosfera para sustentar 2 humanos.

  • Saúde e Bem-estar

As árvores também apresentam um impacto positivo no tratamento de doenças como câncer de pele, asma, hipertensão e doenças relacionadas ao estresse, filtrando o ar poluído, reduzindo a formação de poluição atmosférica e proporcionando proteção à radiação solar.

Poluentes como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, cádmio, níquel e chumbo são elementos que as árvores trabalham constantemente para remover do ar.

arvores-ruas-cidades-inova-social-02

E, como já falamos por aqui, as árvores também formam uma barreira absorvente de som eficaz para ajudar a reduzir a poluição sonora urbana indesejada. E, além disso, elas a biodiversidade, criando habitats para aves e insetos.

  • Valores de propriedade

Estudos independentes mostraram um aumento de 5% a 15% no valor da propriedade em ruas arborizadas, mostrando que as árvores aumentam os valores imobiliários comerciais e residenciais.

  • Efeitos de resfriamento & Redução de custos

Elas reduzem a temperatura do ambiente através da sombra, ao transpirar água por suas folhas. O que ajuda a reduzir o uso de aparelhos como o ar-condicionado, diminuindo os gastos com energia. Isso se torna uma ferramenta eficaz na redução de ilhas de calor urbano em pontos quentes nas cidades.

arvores-ruas-cidades-inova-social-04

Elas também podem economizar até 10% do consumo de energia de uma determinada área, através da moderação do clima local.

De qualquer forma, é importante entender que uma grande parte das árvores urbanas que são plantadas não atingem a maturidade e acabam não fornecendo todos os benefícios que poderiam – uma vez que quanto mais madura a árvore, maiores são os benefícios. Com todas essas vantagens em mente, devemos garantir que cada vez mais árvores sejam plantadas em áreas urbanas e que elas recebam a manutenção ideal sempre.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail