Aplicativo permite que usuários comprem direto de produtores rurais

Quem é leitor do InovaSocial há algum tempo deve lembrar dos dois textos que fizemos sobre inovação social, aplicativos e os cases africanos. Se, por acaso, você não sabe o que estou falando, vale a pena dar uma olhada nos nossos dois textos: parte 1 e parte 2.

Dentre os tópicos apresentados no Innovative Finance in Africa Review, relatório desenvolvido pelo Centro de Inovação Social e Empreendedorismo Bertha, da Universidade de Cape Town, a agricultura estava como um dos pontos importantes. Segundo o Banco Mundial, o crescimento do setor agrícola é duas vezes mais eficaz na redução da pobreza, ou seja, quando se incentiva o setor, o impacto que ele pode gerar em uma comunidade é muito maior do que outros setores.

Muita gente reclamava da dificuldade de encontrar produtos especiais frescos, como os orgânicos

No Brasil, em meados de 2013, surgiu em Curitiba o BeVeg, aplicativo que inovou ao permitir que os usuários pudessem encontrar estabelecimentos gastronômicos com boas opções vegetarianas e veganas. Agora, após o sucesso em todo o país, o aplicativo idealizado por Vivian Schmitz e Tom Barros, passou por uma importante atualização e oferece a função delivery. Disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store, o aplicativo permite que, além de pedir comida fast food, os usuários façam a feira e o mercado sem sair de casa, tendo contato direto, por exemplo, com produtores de hortifrútis orgânicos.

“O BeVeg surgiu para unir consciência e tecnologia, facilitando e incentivando a escolha pelo vegetarianismo por meio de um aplicativo que localiza opções vegetarianas por ordem de proximidade do usuário. Além disso, a opção delivery possibilita que o usuário faça pedidos online para entregas em domicílio”, detalha Vivian Schmitz.

Dentro do aplicativo, na aba “Feira”, o usuário encontra empórios e produtores locais que comercializam, entre outros, frutas, orgânicos, hortifrútis, sucos, especiarias, sementes e grãos. Assim como os outros serviços, os resultados aparecem por ordem de proximidade.

“Muita gente reclamava da dificuldade de encontrar produtos especiais frescos, como os orgânicos, que geralmente só eram encontrados em mercados e com valores elevados. Com essa parceria com pequenos empórios e produtores locais, conseguimos oferecer uma ferramenta que, acima de tudo, levará saúde para a casa dos brasileiros”, completa Tom.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail