5 TEDs sobre Negócios de Impacto Social

Acreditamos que as empresas têm muitas formas de contribuir com o bem coletivo. Nesta seleção de TEDs que trazemos a você, leitor no InovaSocial,  os palestrantes mostram o que pode acontecer quando empresas fazem com que as pessoas e meio ambiente sejam suas prioridades.

Para conferir a playlist, é só dar o play e abrir sua mente para a absorção de novas ideias! Para ativar as legendas, basta clicar no ícone em formato de engrenagem (bem ao lado do logo do YouTube, na parte inferior do vídeo), e selecionar o idioma em Legendas.

1. Audrey Choi: Como lucrar fazendo a diferença

Será que o mercado global de capitais poderia se tornar um catalisador para mudanças sociais? De acordo com a especialista em investimentos Audrey Choi, são os indivíduos os proprietários de quase metade de todo o capital global, o que lhes concede o poder de fazer a diferença no mundo se investirem em empresas que defendem sustentabilidade e valores sociais. “Hoje temos mais oportunidades do que nunca para fazer escolhas”, ela diz. “Então mude sua perspectiva. Invista na mudança que você quer ver no mundo”.

2. Harish Manwani: Lucros nem sempre são o objetivo

Você pode não esperar que o chefe do escritório de operações de uma grande empresa multinacional possa olhar além do balanço e da lucratividade. Mas Harish Manwani, COO da Unilever, argumenta apaixonadamente que incluir valor, propósito e sustentabilidade nas grandes decisões não é apenas assistência, mas, sim, a única maneira de comandar responsavelmente uma empresa do século XXI.

3. Jacqueline Novogratz: Capitalismo Consciente

Jacqueline Novogratz compartilha suas histórias de como o “capitalismo paciente” pode trazer mais empregos, bens e serviços sustentáveis – e dignidade – às pessoas mais pobres.

4. Amy Lockwood: Vendendo preservativos no Congo

O VIH é um problema sério na República Democrática do Congo e várias agências de ajuda humanitária têm introduzido no país preservativos grátis e baratos. No entanto, poucas pessoas os usam. Por quê? A publicitária Amy Lockwood dá-nos uma resposta surpreendente que derruba o modelo tradicional de filantropia.

5. Toby Eccles: Invista na mudança social

Eis uma informação que vale a pena conhecer: no Reino Unido, 63% dos homens que cumprem curtas penas na prisão acabam sendo presos novamente dentro de um ano, por outros crimes. Ajudá-los a ficar fora da prisão envolve capacitação para o trabalho, aulas, terapia. E valeria muito a pena, mas o governo não possui recursos. Toby Eccles compartilha uma ideia imaginativa para mudar isso: o Vínculo de Impacto Social. É um vínculo incomum que ajuda a financiar iniciativas com um objetivo social através de dinheiro privado, com o governo pagando os investidores (com juros), se a iniciativa der certo.

___

Gostou da playlist e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail