O projeto de um pequeno bairro para pessoas desabrigadas que pode ser construído em 90 dias

A cidade de Los Angeles está gastando mais de um bilhão de dólares para construir milhares de novas unidades de moradia de apoio para seus habitantes desabrigados, mas como esse projeto levará anos para ser concluído, L.A. também está trabalhando para construir abrigos e outras casas em toda a cidade de forma muito mais rápida. O conceito usado mostra como um pequeno terreno pode se transformar em uma comunidade confortável em cerca de 90 dias.

mini-comunidade-containers-desabrigados-los-angeles-design-inovacao-social-inovasocial-01

O projeto usa containers desativados, que são adaptados para servir como habitação, podendo ser configurado para criar espaços maiores, como um abrigo, ou unidades menores para famílias ou uso individual. Outros containers serão transformados em escritórios para assistentes sociais, chuveiros e banheiros. Em um primeiro momento, a imagem inicial que pode aparecer em sua mente é uma espécia de estacionamento cheio de contêineres, mas o visual desse conjunto de containers é bem diferente disso, há terraços, jardins e outros espaços comunitários.

Uma horta comunitária estará aberta tanto para quem morar na nova comunidade quanto para pessoas que moram nas proximidades.

“O jardim permite que ambos os grupos interajam de uma maneira muito democrática e nivelada em torno da colheita de alimentos”, diz Shawn Gehle, sócio da R&A Architecture and Design, empresa que assina o projeto.

Los Angeles declarou uma “crise de emergência de abrigos” em 2018, e se tornou a primeira cidade do estado a usar uma lei da Califórnia que permite que as cidades construam abrigos para sem-teto em qualquer terreno pertencente ou alugado pelo governo da cidade. Padrões especiais permitem acelerar o processo de planejamento e construção. Por meio de um novo projeto chamado A Bridge Home, a cidade anunciou que construiria novos abrigos que permitiriam que as pessoas permanecessem o dia inteiro e teriam apoio no local para ajudar os moradores. A primeira unidade foi inaugurada em dezembro, em um estacionamento no centro de Los Angeles. Outra será inaugurada em breve, em um prédio de referência em Hollywood, que foi originalmente construído para atrizes na década de 1920.

A cidade está trabalhando em vários projetos para lidar com a falta de moradia; além do A Bridge Home, o conselho da cidade também votou recentemente para criar um novo programa piloto pedindo aos desenvolvedores que propusessem soluções para formas mais rápidas e baratas de construir novas moradias. Shawn Gehle quer que o design sirva como um alerta para pensar sobre a melhor maneira de fornecer esse tipo de abrigo.

mini-comunidade-containers-desabrigados-los-angeles-design-inovacao-social-inovasocial-03
mini-comunidade-containers-desabrigados-los-angeles-design-inovacao-social-inovasocial-02

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail