Parque da Vila Sésamo é o primeiro do mundo certificado para crianças com autismo

No dia 28 de abril, o parque temático da Vila Sésamo – o Sesame Place – abrirá suas portas em Langhorne, Pensilvânia (EUA), contando com uma equipe altamente treinada com consciência e sensibilidade a respeito do autismo. Assim, o Sesame Place é o primeiro parque temático do mundo que também é um Centro de Autismo Certificado.

Com o objetivo de criar um lugar divertido e empolgante para pessoas autistas e suas famílias, a organização Sesame Workshop se juntou ao International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES) para administrar um treinamento extensivo da equipe do Sesame Place, tornando esse marco histórico algo real.

sesame-place-inovasocial-02

Dentre uma série de atividades como passeios, desfiles e shows temáticos, os visitantes do parque terão acesso a uma variedade de atrações e comodidades inclusivas para pessoas autistas, como salas silenciosas, fones com cancelamento de ruído, áreas com poucas informações sensoriais que proporcionam relaxamento e até mesmo a visualização de um desfile com também com baixas informações sensoriais. Além disso, os membros treinados da equipe estarão sempre disponíveis para fazer com que os visitantes se sintam sempre confortáveis, seguros e bem cuidados.

O Sesame Place também disponibiliza, online, uma infinidade de recursos, como informações de viagem, acesso a seu guia de acessibilidade (Ride Accessibility Program), a um guia sensorial e mais outras ferramentas para que as famílias visitantes possam aproveitar ao máximo seu tempo no parque, determinando quais atividades funcionam melhor com relação às necessidades individuais de cada criança.

Para manter a certificação, o parque deverá repassar o treinamento ao staff a cada dois anos, além de ser responsável por garantir que todos os membros da equipe tenham todas as habilidades e conhecimentos necessários para interagir com famílias e crianças com autismo ou outras deficiências.

“Como o primeiro parque do mundo a completar esse treinamento e se tornar um Centro de Autismo Certificado, o Sesame Place é o parque melhor preparado para oferecer atividades inclusivas a todas as famílias e crianças com autismo e outras necessidades especiais,” disse Cathy Valeriano, presidente do Sesame Place.

A certificação do parque é apenas mais um dos esforços da Sesame Workshop, que recentemente tem se dedicado a aumentar a conscientização e aprofundar a compreensão sobre o autismo por outras pessoas, assim como a iniciativa Vila Sésamo e Autismo: Veja coisas incríveis em todas as crianças.

sesame-place-inovasocial-01

Em 2017, a Vila Sésamo apresentou ao público a personagem Julia, seu primeiro personagem autista, como um dos membros principais do elenco da série. Desde então, a personagem vem sendo trabalhada para inspirar a inclusão e fornecer aos espectadores uma variedade de novos recursos educacionais a respeito do autismo. E o Sesame Place está atualmente trabalhando para desenvolver programas que darão aos visitantes a oportunidade de conhecer e se conectar à Julia.

Embora o Sesame Place seja um passo tranquilizador na direção certa, a indústria de parques temáticos ainda tem muito trabalho a fazer. Em 2017, um incrível parque aquático totalmente acessível a deficientes, chamado Morgan’s Inspiration Island, foi projetado para acomodar pessoas com deficiências relacionadas à mobilidade, mas o mundo continua precisando de um acesso mais inclusivo aos parques temáticos para pessoas com deficiências físicas e intelectuais. E nós esperamos que Sesame Place ajude a preparar o caminho para uma inclusão futura.

sesame-place-inovasocial-03

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail